A televisão é um veículo informacional muito difundido na sociedade contemporânea. Com o passar dos anos, adaptou-se aos novos tempos, e hoje [tempos e hoje] não possibilita o aprimoramento cultural dos telespectadores, com exceção [,] é claro [,] dos telejornais por divulgarem informações relevantes.
A TV tornou-se um grande merchandising ambulante, divulgando produtos e serviços de variadas empresas do Brasil e do mundo. Isso estimula o consumismo porque induz o consumidor a comprar tal produto; Pelo [produto. Pelo] lado econômico de um país isso é ótimo, porém se levarmos em conta o lado ambiental [,] isso é uma catástrofe.
Além disso, temos as novelas e os reallity shows, outro sinônimo de empobrecimento cultural. Qual é a graça em assistir [assitir a] uma novela com a clássica disputa entre o bem e o mal? O leva [ O que leva] uma pessoa a assistir um [a um] reallity show, por exemplo [,] o Big Brother Brasil, no qual um monte de gente quase se mata por causa de 2 milhões de reais? Isso é a pura falta do que fazer. Todavia [,] não podemos criticar tais pessoas que assistem a esses programas, pois cada um tem o seu livre-arbítrio. [livre arbítrio]
Os proprietários de algumas emissoras de televisão deveriam ter um pouquinho de bom senso na hora de selecionar a programação que irá ao ar. Maravilhosos programas culturais e educacionais como: Globo Cidadania, Telecurso 2000, entre outros. Passam [entre outros, passam] em horários nos quais a população quase inteira está dormindo e em compensação à tarde e/ou à noite somos obrigados à [a] assistir programas ridículos e alguns até mesmo inapropriados. Se a televisão acompanha o ritmo da sociedade, então a nossa está à beira do caos.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas sua argumentação não ultrapassou o âmbito do senso comum. Dessa forma, procure ampliar seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, além de mobilizar fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |