O poder de escolha está nas mãos do telespectador - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Considerado como um meio de comunicação social, que traz entretenimento, notícias e informações, a televisão é avaliada como um instrumento popular de importância dentro da sociedade. Entretanto, existe a polêmica se o referido bem proporciona ou não refinamento cultural para seus telespectadores.

            Na atualidade, há várias marcas e tipos de televisores disponíveis no mercado. A facilidade de se adquirir uma TV faz com que um indivíduo disponha de um aparelho em quase todos os ambientes de seu lar. Programações diversas são colocadas no ar, para diferentes gostos a fim de alcançar o maior número de pessoas.

            Tendo em vista a necessidade publicitária de alguns atos do governo, a transmissão de horário eleitoral obrigatório e campanhas informativas, como combate a [à] dengue, uso da camisinha e vacinação, alguns julgados de importantes tribunais têm entendido que se em uma residência constar somente um aparelho de televisão, esse é impenhorável por ser um bem de utilidade pública indispensável à família.

            Hodiernamente, muitas pessoas criticam severamente as programações exibidas em algumas emissoras de TV, existindo inclusive campanhas em redes sociais contra a audiência de certos programas, que trazem influencias [influências] negativas para a sociedade, inclusive para o público infantil que ainda se encontra em formação de conceitos morais e princípios de valores. Em proteção da criança e do adolescente, o ECA estabelece classificação indicativa dos programas transmitidos, mas infelizmente muitas vezes essas não são respeitadas.

            Alguns programas podem ser considerados um ataque de violência e destruição a [à] mente de qualquer ser pensante. Entretanto, nem o horário eleitoral que é tido como obrigatório assim o é no que tange sua transmissão, mas não em sua audiência. O controle está nas mãos do público e cabe a esse determinar o que quer assistir, buscando filtrar as informações recebidas e escolher dentro de um leque de programação qual a ele é benéfica e pode lhe trazer bons frutos.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas, mas não sobressaiu ao óbvio nem realizou um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente