Comunicação como arma informacional - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
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     O uso da mídia, graças ao avanço tecnológico, vem ganhando mais espaço a cada dia. Filme, novelas, internet e jornais são meios de entretenimento muito usados por grande parte da população. De todos os suportes de difusão de informações, o mais usado é a televisão. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE, em 2007 [,] aproximadamente 93,5% dos domicílios particulares permanentes no Brasil possuíam televisão.

     Desde a sua chegada ao Brasil, em 1950, a televisão vem se tornando um meio muito usado na massificação cultural. O seu uso objetiva o entretenimento do público e para isso foram criadas empresas que proporcionariam essa diversão ao telespectador. Os diversos programas televisionados buscam repassar para a população informações sobre o mundo, criam ficções apresentadas nas telenovelas, transmitem esportes, filmes, shows, e graças a todas essas características, a televisão é classificada como uma das diversões mais baratas para se ter em casa.

     Contudo, esse meio de comunicação social pode alienar e modificar hábitos da população. Muitos acreditam que notícias apresentada [apresentadas] em alguns jornais são verdades absolutas e não buscam mais informações sobre determinado assunto, baseando-se somente da opinião dos outros e excluindo a sua própria formação de ideias. Dessa forma, cria-se um controle da mídia sobre aquilo que será pensado pelo telespectador.

     Buscar conhecimento é necessário, não importando o meio que o trará. O objetivo da folha de jornal, da revista e dos programas de televisão, por exemplo, são expor informações e, a partir do momento em que o leitor ou telespectador adquire essas notícias [,] é de sua própria responsabilidade optar por criar as opiniões ou agir de acordo com as ideias massificadas pelo senso comum.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém não ultrapassou o óbvio nem realizou um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente