Uns dos principais meios de comunicação e entretenimento que está presente [estão presentes] em todos os lares é a televisão, uma diversão barata que reúne a família brasileira desde 1950. A televisão já foi um artigo de luxo que poucos podiam desfrutar, mas com o passar dos anos o consumo de televisores aumentou devido aos preços acessíveis e aos avanços tecnológicos.
Algumas pessoas acreditam e até pesquisas comprovam que a TV “emburrece” as e atrapalha o crescimento e desenvolvimento intelectual das crianças, no entanto a mídia em geral é quem dita o modismo sobre o modo de agir e pensar [,] tornando todos iguais e com a mesma opinião [,] fazendo parecer que quem assistir [assistir à] TV “emburrece”. Mas será que o problema é a TV, ou a educação de quem assiste?
Assim como na internet, a televisão apresenta vantagens e desvantagens como, por exemplo, programas [como programas] de nível cultural baixo que são classificados e censurados e outros que aprimoram a cultura e trazem informações importantes do que esta [está] acontecendo no mundo e no país.
As pessoas não podem ser taxadas como burras por escolher assistir um [a um] programa de baixa qualidade, se são taxadas como burras isso é problema da educação e ensino no país, a TV pode sim possibilitar o aprimoramento cultural basta os telespectadores terem boa índole e formação para separar o que é certo e errado, afinal a TV é diversão.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém não ultrapassou o âmbito do senso, apresentando uma abordagem genérica e superficial. Amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica acerca dos fatos. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |