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Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
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     A televisão é considerada uma das maiores invenções de todos os tempos. Não somente do ponto de vista tecnológico, mas cultural: uma possibilidade de expandir conhecimento e entretenimento. Faz parte do contexto da globalização aproximar pontos de vista, culturas, informações; tornar o mundo um só. Mas seríamos capazes de assistir a algo sem, necessariamente, o assimilarmos à nossa mente?
     Assim como escolhemos o que vestimos, comemos e bebemos, é necessário que escolhamos o que assistimos. Não apenas telejornais, que falam diretamente à população, manipulam mentes. Uma simples novela, por exemplo, que teoricamente apresenta uma história fictícia, dita modas durante seu período. Porém, um conteúdo só é assimilado à nossa vida se o permitirmos.
     Não é correto, entretanto, supor que devamos ignorar cegamente tudo a que assistimos. O discernimento tem de falar mais alto: há que se avaliar se há um interesse no que está sendo transmitido. Um conteúdo televisivo só é válido se imparcial. O problema se dá quando um programa, em teoria, não quer que fixemos ideia alguma – mas, indiretamente, o quer. É fácil notarmos interesse em meio a uma propaganda em programas de auditório. Difícil é notarmos interesse numa ideia que é sugerida, sem que se sugira, em um filme, por exemplo.
     É uma árdua tarefa, tratando-se de uma população em que boa parte não possui escolaridade, avaliar o que se assiste. As pessoas veem televisão para se distrair, não para pensar se o que está sendo visto tem caráter sugestivo, ou se tem ou não utilidade. A esperança vem de que as redes de televisão procurem transmitir conteúdos com transparência e seriedade, para que, mesmo que a população assimile aquilo, não haja más consequências.
     Temos de assistir a algo para ampliar nossos “horizontes” e, se gostarmos do que vemos e o quisermos repetir, que seja de forma consciente. Por que tomar como verdade algo que está sendo dito, sem uma avaliação prévia pessoal? E por que não tomar como verdade algo que está sendo dito, se faz total sentido? Se a televisão sugere ou impõe modos de vida, só depende do telespectador decidir.

Comentários do corretor


Seu texto fez uma análise pertinente da problemática imposta, porém melhor trabalhe a parte argumentativa de seu texto, realizando um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente