A televisão foi criada com o propósito de oferecer informação e entretenimento. Sua chegada no Brasil foi em, 18 de [sem vírgula] setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand [,] fundador da primeira emissora brasileira, a TV Tupi. Mas, com o passar do tempo [,] a televisão foi ganhando força e o homem passou a utiliza-lá como um instrumento de manipulação em massa.
Sabe -se que a televisão, assim como tudo que existe[,] tem o seu lado bom e o ruim. Estudos feitos nos Estados Unidos comprovam que a permanência de crianças com menos de 2 anos de idade na frente da televisão pode retardar seu desenvolvimento emotivo e intelectual, além de causar o afastamento entre pais e filhos, o que pode resultar em distúrbios e perturbações.
A TV tem como aspecto positivo a criação de discussões que nos fazem refletir sobre a realidade e [,] de certa forma [,]melhorar a qualidade de vida. Mas tem seu lado negativo. Dependendo do horário e o tipo de programa pode causar alienação e sedentarismo em seus telespectadores, além, das excessivas propagandas de bebidas alcoólicas que podem causar acidentes de transito.
É notório afirmar que sem uma programação inteligente e produtiva para a mente prejudica a formação de um referencial para os jovens, então deve – se adotar medidas para investir em uma programação de qualidade como, a implantação de programas que acrescentem informações relevantes do dia- a- dia e que faça com que os indivíduos reflitam sobre a realidade.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. Contudo, não apresentou uma linha argumentativa que extrapolasse o senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.)?
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |