Televisão: fonte cultural ou alienadora? - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
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Muito se discute sobre os benefícios e malefícios oriundos da televisão. Formadora de opiniões, esse veículo de informações, criado há mais de meio século, a cada ano ganha mais vigor e, com os avanços tecnológicos, se renova [renova-se]. Presente nas salas e quartos de milhões de brasileiros, é alvo de intensos debates. Afinal, a televisão é fonte cultural ou alienadora¿ Difusora de conhecimento ou empobrecimento intelectual¿

            Ao cantar “a televisão me deixou burro, muito burro demais, agora todas coisas que eu penso me parecem iguais”, o Titãs já se referia à televisão como fonte alienadora. Isso se deve porque, por ser um dos maiores meios de entretenimento e lazer atual, e por formar opiniões, a TV cria para seu público necessidades, doutrinas e faz o consumidor adquirir determinado produto ou serviço. Isso torna-se perigoso e preocupante, a medida em que o telespectador é levado ao senso comum.

            É ainda mais preocupante o fato de que a maioria das crianças nascidas nas últimas décadas são imediatamente inseridas nesse meio, tornando-se telespectadoras desde cedo. A infância, em especial a fase pré-escolar, é importantíssima para o desenvolvimento do cérebro, e o tempo em frente à TV é um desperdício e pode levar a aquisição de hábitos ruins, inclusive a problemas de saúde. O impacto negativo de se assistir TV nessa idade permanece por toda a vida.

            Entretanto, é por ter todo esse poder de persuasão que a TV deve ser utilizada de forma mais séria e consciente. É necessário que ela promova a educação através de programas com esse propósito, além de opções de lazer e cultura nesse mesmo padrão.

            Outra opção é a circulação de campanhas educativas que mostrem os malefícios e benefícios da televisão e que delimitem a carga horária diária que deve ser passada na frente desta, principalmente para pais e filhos. É preciso que haja uma conscientização de todos sobre esse meio de lazer e informação.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez boas considerações. No entanto, não extrapolou o recorte temático nem o senso comum. Amplie seu nível de leitura e continue produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente