A televisão surgiu no Brasil na década de 1930, foi inovação tecnológica conjunta com [a] uma nova forma de ver e viver o mundo. Atualmente ela é o meio de comunicação das massas por excelência e sua influência nos padrões da sociedade faz indagar-se: A mídia televisiva defasa ou melhora o conhecimento cultural dos telespectadores?
Diante da sociedade de controle a [à] qual a população está sujeita [,] considera-se que a televisão realmente funciona como uma indústria cultural, onde [em que] sonhos e ideologias não são apenas vendidos, mas, impostos.
A deturpação de obras como O Corvo [,] de Edgar Allan Poe [,] é percebida no seriado The Folowing, no canal Fox, a série que estreou com milhões de espectadores demonstra o sucesso de um produto cultural que ao menos digeriu o legado do “escritor do terror”.
Entretanto, deve-se considerar que a alienação causada pelos meios televisivos é facultativa, ou seja, usando-se do conceito de livre arbítrio disposto numa democracia [,] o cidadão que possui magníficas obras resultantes da cultura - como a Romancista de Machado de Assis- encontradas em bibliotecas, museus e até na internet consentem ou não a invasão da televisão.
A mesma que garante instantaneidade no conhecimento de fatos pode funcionar como uma forma de mostrar o mundo a quem não tem condições de conhecê-lo pessoalmente, funcionando assim como um elo entre diversas culturas.
Contudo, a televisão é capaz de defasar e aprimorar a cultura de quem a vê e depende, portanto, do senso crítico atribuído aos que a veem e conseguem, como diria a cultura cristã, separar o joio do trigo.
Comentários do corretor
Seu texto fez considerações muito pertinentes em relação à problemática imposta, demonstrando criticidade e conhecimento de mundo. Porém, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |