A poluição dos meios de comunicação - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
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Um dos principais meios de comunicação – e mais tradicional nos lares brasileiros – é a televisão, tornando-se fonte de: informações, costumes e opiniões; que são elementos formadores de nossa sociedade. No entanto, por estar nas mãos de pessoas de motivações ambiciosas, a televisão é uma nascente poluída.

Está clara a forte influência que os meios de comunicação têm sobre nós, os finais de novela, por exemplo, assustadoramente contagia [contagiam] milhares de pessoas. É aproveitando-se desse poder influenciativo [influenciador] sobre as pessoas que as grandes corporações levam a sociedade a consumirem cada vez mais, mais que isso, a televisão passou a ditar o que é mais importante para as pessoas.

Os telespectadores estão á  [à] mercê do tipo de informações que recebem, isto é, não podem escolher a quantidade de entretenimento, informação ou cultura que entram nos seus lares, já que, a [que a] gama de canais com variados conteúdo [conteúdos] não é acessível para a maior da população. Além disso, o entretenimento subjugou os outros tipos de conteúdo dado que ele torna-se mais lucrativo com patrocínio.

O entretenimento, hegemonicamente representado pelas novelas, mostra toda sua poluição no sentido que propaga uma falsa realidade: a felicidade está associada ao dinheiro, a beleza ideal é o corpo perfeito e o sucesso está no poder de compra. Dessa forma, os meios de comunicação propagam um único ideal, o capitalismo, e não estão interessados em uma sociedade pensante.

Em contra partida [contrapartida], os governos, para obter uma população pensante – o que contribuiria para o progresso da nação – devem oferecer outras opções para sociedade, o Vale-Cultura, por exemplo, é uma louvável iniciativa. Assim, a sociedade brasileira deve sair da sua posição de passividade para progredir culturalmente.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, não apresentou uma linha argumentativa que fosse além do óbvio e explorasse a diversidade de questões que o tema favorece.

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Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
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