A televisão foi inventada no século XIX e foi idealizada por muitos como sendo um recurso que levaria educação e cultura as [às] massas. Mas a televisão possibilita o aprimoramento cultural e não a formação de uma cultura ou alienação, uma vez que o individuo [indivíduo] cultural é formado pelas diversas interações e percepção do meio, segundo Stuart Hall.
São notórias as críticas aos programas de entretenimento exibidos por emissoras de TV, mas essas críticas parte [partem] do pressuposto que o telespectador simplesmente irá repetir o que vê ou deixará de prestar atenção aos problemas reais da sociedade. O historiador John Dixon Hunt mostra que esse pressuposto é falso, já que na comunicação humana todos os fatores (ambientais, sociais, familiares, financeiros... [financeiros etc.,]) têm significância na recepção de informações.
Evidente é o esquecimento (proposital) desses críticos da TV ao suporte que essa ferramenta fornece em momentos históricos, com [como] o movimento dos Caras Pintadas na década de 90 no Brasil. Esquecimento que continua até os dias atuais, quando canais como Tv Cultura, Tv Futura e Jornais não são mencionados como fonte de aprimoramento cultural e de inquietações.
Portanto, a televisão não é um alienador de massas, mas uma ferramenta de acesso à informação. Informações que são descartas [descartadas] ou usadas conforme a percepção do indivíduo, que é retroalimentada ao buscar informações em outras bases de informações. A Tv possibilita o aprimoramento cultural ao reduzir as distâncias, mas não impõem [impõe] uma cultura.
Comentários do corretor
O texto abordou o tema proposto, contudo realizou uma análise superficial que não soube explorar a diversidade de questões que o tema favorece.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |