A televisão vem se tornando cada vez mais acessível, tal notícia possui seus prós e contras, uma vez que este [esse] aparelho para alguns é considerado como a porta para a burrice [,] para outros é veículo de conhecimento cultural. Até quando a sociedade permanecerá nesse paradoxo?
A televisão de fato consegue prender a atenção das pessoas, com seu poder absoluto de penetração nos domicílios[,] trazendo notícias que muitos julgam ser manipulados [manipuladas], ou seja [,] muitos consideram-na instrumento de alienação, além de " furtar " a verdadeira infância, considerando que o número de crianças que aderem a este tipo de lazer vem aumentando cada vez mais.
Esta afirmação torna-se um tanto errônea para os não comodistas, pois a televisão usada de forma correta possibilita uma construção cultural, uma vez que parte da população a vê de maneira construtiva, positiva, existem ddiversos [diversos] programas educativos que participam do desenvolvimento cognitivo dos telespectadores. O que modifica é a forma como as pessoas veem a televisão, uma forma nao [não] produtiva.
Dizer que a televisão é instrumento alienador, é [alienador é] errado, não adianta culpá-la por burrice, pois ela consegue possibilitar uma devida formaçao [formação] cultural aos seus telespectadores, portanto[,] torna-se necessário vê-lo de forma inteligente, os programas de forma positiva. Além de melhorar a qualidade educativa no país, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. Mas não ultrapassou o senso comum nem apresentou uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |