A transmissão do errado - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em uma época tão consumista, ter uma televisão em casa é insdispensável.Porém, o grande problema está nos programas assistidos pela população, que, ao contrário do que deveria ser, é rico em influência negativa e pobre em cultura.

Poucos são queles que não assitem a [à] novela. As novelas geralmente trazem histórias do dia-a-dia [dia a dia], onde sempre existe morte, traição e vingança, e que acustuma seus telespectadores aquele [àquele] tipo de situação, tornando-as normais e até fazendo com que levem esses "ensinamentos" para fora da TV.

Até mesmo os desenhos têm o seu "lado mau", culturalmente falando. Algumas crianças passam horas vendo desenhos, as vezes  [às vezes] o dia todo em frente a [à] tela, no entando [entando], essas animações geralmente estão acompanhadas de situações de competições e trapaças, além da violência entre os personagens. Por isso, alguns países ja limitaram com leis, o tempo de televisão diária para uma criança.

Desde sua criação, a TV é alvo de propagandas, nas quais o poder de persuasão é fprte [forte]. No início do século XXI, a propaganda do chocolate batom ["Batom"] ficou famosa. A propaganda praticamente obrigava aos consumidores a comprar o produto dizendo: " compre batom, batom é bom".

Em uma sociedade inflênciada [influenciada], tentar mudar os valores da população aos poucos [,] aos [ao] invés de criar leis, talvez seja mais adequado. Assim como, acabar [como acabar] com essa homogeneidade de falta cultural, com incentivos fiscais que incentivem as emissoras a transmitir programas onde a identidade cultural seja repassada e preservada.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas não desenvolveu uma linha argumentativa que fosse além do senso comum. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente