Pensar: Ato extinto - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

      Hoje em dia muito se discute sobre o impacto da TV na sociedade. Essa simples tela de vidro, a cada dia mais inovadora, se configura [configura-se] em um poderoso instrumento de disseminação de ideias, modos de pensar e notícias. Que tem reflexos claros, como na difusão da moda apontada nas novelas e na escolha do presidente da república, com os debates eleitorais televisionados.

      Jornais impressos, revistas semanais, outdoors, rádio, cartas, telegramas. A informação nunca esteve tão inerente dentro e fora dos nossos lares. E hoje, com a TV, presente em mais de 95% dos lares, a todo minuto,  noticiários, propagandas e modos de vida são disseminados à [a] uma velocidade assombrosa. Que [assombrosa, o que] faz com que pessoas sem consciência crítica dos fatos sejam facilmente alienadas.

     Tal fato pode ser explicado pela absorção direta das informações e imagens, sem que haja o devido questionamento do que foi televisionado. Com isso, os reflexos da alienação vão desde a difusão em massa de modos de se vestir, pelas novelas, até a eleição do presidente da república, através dos debates eleitorais, que pela simples edição do que realmente foi gravado pode muitas vezes favorecer um candidato, como oque [o que] aconteceu com Fernando Collor nas eleições de 1989.

      Além disso, esse veículo comunicativo torna-se mais prejudicial quando associado à [às] crianças. Na infância, e muitas vezes na adolescência, a percepção cognitiva ainda não está totalmente desenvolvida, oque [ o que] dificulta a distinção entre o real e o imaginário. Foi o caso de Leonid Hmelev, um garoto russo de 14 anos, que cometeu suicídio após a morte de um personagem de desenho animado.

       Diante disso, portanto, fica claro que o poder da TV vai muito além de um simples momento de lazer e entretenimento, esta “inofensiva” tela de vidro é capaz de alienar e até mesmo prejudicar a mente humana quando mal codificada. Assim o melhor caminho para que se haja uma inversão dessa realidade se resume na conscientização da população para com os efeitos da alienação, através de cartazes e palestras de especialistas no assunto. Sem esquecer de que, tirar  [que tirar] uma criança da frente da TV já é um grande passo no fim da alienação, só assim poderemos negar as previsões feitas pelo filme Fahrenheit 451, no qual ler é proibido, e a TV se comunica com o telespectador, manipulando-o.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez excelentes colocações sobre a questão, evidenciando conhecimento de mundo e criticidade acerca dos fatos. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente