Hoje em dia muito se discute sobre o impacto da TV na sociedade. Essa simples tela de vidro, a cada dia mais inovadora, se configura [configura-se] em um poderoso instrumento de disseminação de ideias, modos de pensar e notícias. Que tem reflexos claros, como na difusão da moda apontada nas novelas e na escolha do presidente da república, com os debates eleitorais televisionados.
Jornais impressos, revistas semanais, outdoors, rádio, cartas, telegramas. A informação nunca esteve tão inerente dentro e fora dos nossos lares. E hoje, com a TV, presente em mais de 95% dos lares, a todo minuto, noticiários, propagandas e modos de vida são disseminados à [a] uma velocidade assombrosa. Que [assombrosa, o que] faz com que pessoas sem consciência crítica dos fatos sejam facilmente alienadas.
Tal fato pode ser explicado pela absorção direta das informações e imagens, sem que haja o devido questionamento do que foi televisionado. Com isso, os reflexos da alienação vão desde a difusão em massa de modos de se vestir, pelas novelas, até a eleição do presidente da república, através dos debates eleitorais, que pela simples edição do que realmente foi gravado pode muitas vezes favorecer um candidato, como oque [o que] aconteceu com Fernando Collor nas eleições de 1989.
Além disso, esse veículo comunicativo torna-se mais prejudicial quando associado à [às] crianças. Na infância, e muitas vezes na adolescência, a percepção cognitiva ainda não está totalmente desenvolvida, oque [ o que] dificulta a distinção entre o real e o imaginário. Foi o caso de Leonid Hmelev, um garoto russo de 14 anos, que cometeu suicídio após a morte de um personagem de desenho animado.
Diante disso, portanto, fica claro que o poder da TV vai muito além de um simples momento de lazer e entretenimento, esta “inofensiva” tela de vidro é capaz de alienar e até mesmo prejudicar a mente humana quando mal codificada. Assim o melhor caminho para que se haja uma inversão dessa realidade se resume na conscientização da população para com os efeitos da alienação, através de cartazes e palestras de especialistas no assunto. Sem esquecer de que, tirar [que tirar] uma criança da frente da TV já é um grande passo no fim da alienação, só assim poderemos negar as previsões feitas pelo filme Fahrenheit 451, no qual ler é proibido, e a TV se comunica com o telespectador, manipulando-o.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez excelentes colocações sobre a questão, evidenciando conhecimento de mundo e criticidade acerca dos fatos. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |