Todos os dias acordamos e ligamos a televisão para sabermos das notícias do Brasil e do mundo. Esse item tornou-se quase que indispensável nas casas das pessoas, nos últimos tempos. Porém, modificou nossa forma de pensar, agir e se relacionar com o mundo e com outras pessoas, chegando, possivelmente, até a alienar.
A televisão chegou ao Brasil por volta dos anos 50, trazida pro Assis Chateaubriand como “TV Tupi”. Daí por diante foram surgindo várias empresas do ramo a fim de promover o aparelho. E eles conseguiram já em 1954 o país possuía cerca de 50 mil aparelhos, transmitindo horas de programação para adultos e crianças, modificando nossos hábitos.
Desse modo, a TV , pouco a pouco, moldou costumes que antes não existiam nas famílias brasileiras, estas já não comiam mais á mesa [à mesa], ficando cada qual separados em frente ao aparelho e causando outros problemas, como influencias [influência] a forma de educar as crianças, estas passaram a ter seus heróis de desenhos animados e filmes, bem como imitá-los, alienando-os, ao invés de ler livros ou brincar na rua, por exemplo.
Segundo o Censo 2010, a nação brasileira tem mais TV do que geladeira, estando em 97,1% das casas, com uma média de 1,41 aparelhos por residência, ou seja, vários domicílios têm mais de um. A pesquisa também mostrou que em 23,2% desses, a televisão não era utilizada, além disso, explicitou que nós ficamos mais de uma hora assistindo, sem praticar atividades físicas.
Diante desses fatos, tomar medidas como reduzir drasticamente o número de horas dedicadas a assistir TV [assitir à TV], principalmente às [as] crianças, já que estão em processo de formação cognitiva e psicológica, utilizar essa tecnologia ao nosso favor, preferindo horários de programas que promovam a cultura e intelectualidade e até a aprovação de uma lei que controle o número de horas, visando à disciplina nos lares brasileiros.
Comentários do corretor
Seu texto defendeu uma tese consistente, porém não apresentou uma linha argumentativa plausível que explorasse a diversidade de questões que o recorte temático favorece.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |