Televisão e seu ciclo vicioso - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os programas exibidos diariamente nos televisores mundiais – salvo raras exceções – não são conhecidos por promoverem o desenvolvimento intelectual dos seus telespectadores. Ao contrário disso, na maioria das vezes, promovem uma verdadeira expropriação da capacidade de seus usuários ponderarem sobre um fato ou notícia, gerando, com isso, uma verdadeira influência negativa na sociedade.

Primeiramente, é imprescindível se dizer que, de forma alguma, a televisão, seja ela de que país for, deve ser obrigada a exibir uma programação erudita, educativa ou o que o valha. Até porque caberia ao público, dentro de suas faculdades mentais, escolher aquilo que quer ou não assistir. A problemática, porém, não se resume a isso, uma vez que grande parte das pessoas que assistem [assiste] à televisão são crianças e jovens, muitos dos quais a utilizam como único meio para adquirirem algum tipo de instrução.

Em segunda analise [análise], como seria possível abandonar a juventude a [à] mercê da televisão e esperar que com isso a mesma [essa] pudesse reconhecer algum tipo novo de cultura, uma vez que o próprio conceito disto para ela ainda não está bem definido? Seria um equívoco supor que ela, sem base educacional, possuísse aptidões mentais para escolher o que e quando assistir. Por essa razão, devem os pais, a princípio, intervir e dizer-lhe isso.

Contudo, como poderiam os pais que sempre tiveram na televisão um “educador” ponderar o [sobre o ]que poderiam ou não os filhos ver? Não haveria como isso ocorrer, uma vez que os próprios pais fizeram da TV fonte exclusiva de ensino. Aqui se estaria preso a um ciclo no qual o pai deixaria o filho assistir o [ao] que quisesse e o filho faria o mesmo quando pai. Para se acabar com isso seriam necessárias medidas educacionais que promovessem à cultura, o fomento da opinião, à crítica etc., de forma a garantir que o cidadão quando assistisse o fizesse de forma consciente e não como um autômato.

Portanto, a televisão gera sim uma alienação em seus telespectadores, ainda mais quando esses não estão preparados para exercerem uma visão crítica sobre o que estão vendo. Uma boa base educacional e cultural poderiam [poderia] acabar com a influência negativa da TV sobre as pessoas.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente