Televisão como meio de comunicação - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
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A televisão é um meio de comunicação, ou seja, transmite mensagens e informações a todo instante (assim com jornais, revistas e a internet). Nos anos anteriores a [à] Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, Adolf Hitler utilizou os meios de comunicação para disseminar a ideologia nazistas [nazista]. Isso demonstra o forte poder que os meio [meios] de comunicação (em geral) possuem de influenciar a vida das pessoas.

Se no passado 'uma folha de papel' fazia a diferença, atualmente os aparelhos eletrônicos (que transmitem imagens ao vivo e em cores) conseguem realizar um belo estrago: A alienação que ocorre quando um sujeito obtém uma nova informação e adota isso como verdade absoluta sem pesquisar profundamente e então torna-se 'escravo' do mesmo, sem saber se realmente essa era verdade.

 Não só a televisão, mas como todo meio de comunicação se não for analisado de forma concreta e equilibrada torna-se um mal. Porque em caso de excesso e má utilização das ferramentas (que usamos no nosso citidiano) prejudica-nos. Mas esse aparelho (TV), que se encontra nas salas de milhares de brasileiros [,] não é 'o inimigo', e sim a falta de esclarecimento dos própios [próprios] telespectadores. Na TV [,] por exemplo, obtém-se [obtêm-se] notícias (em jornais) e entretenimento (em novelas, filmes e seriados) independente de serem programas de boa qualidade ou de baixo nível o que determina para que o indivíduo seja manipulado, é o próprio.

Portanto [,] os meio de comunicação, assim como a Televisão, deve ser utilizado [devem ser utilizados] para formar a opinião de quem busca informações, e não de [para] adquirir uma ideia pronta daquilo que nos é transmitido. É dever de quem assisti [assiste] questionar e debater sobre o que é exposto, assim permitindo criar seu ponto de vista, sem nenhuma manipulação.

 

Comentários do corretor


Seu abordou o tema, mas não soube desenvolver uma linha argumentativa plausível para validar sua tese. Além disso, os trechos destacados apresentam problemas de articulação entre as orações. Amplie seu nível de leitura e pratique a escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente