Dentro dos chiados da TV: a máquina burra e inocente por natureza - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
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A dramaturga Glória Perez afirmou, em resposta as [às] críticas direcionadas ao papel das novelas na vida das pessoas, que “elas unem as pessoas, independentemente de sua raça, idade ou religião”. Sucintamente, ela coloca em cheque [xeque] os questionamentos levantados em relação ao papel da televisão como meio de comunicação e informação da maior parte da população.

A priori, é importante ressaltar que a maioria das queixas produzidas nas discussões sobre este tema tornam-se generalistas ao se focarem [torna-se generalista ao focar] no meio de comunicação e não nos interlocutores envolvidos. Com isso, a máquina – burra por natureza – é desqualificada, enquanto os responsáveis pelas mensagens ali transmitidas e seus interesses pessoais são isentos de quaisquer investigações e críticas.

Por parte das emissoras de televisão, em específico, promove-se o discurso de que o contínuo modo de produzir programas – com alto teor erótico combinado a assuntos de interesse comum em linguagem simplória– atende a [à] demanda do público e que outras formas de programa seriam rejeitadas pelos telespectadores. O programa “Sem Censura”, transmitido pela TV Brasil, aliando informação de qualidade a interesse popular, refuta esse argumento.

E por parte dos adultos em geral, há um contínuo e assumido descaso com seu papel fiscalizador perante as novas gerações, que são expostas a conteúdos impróprios de maneira cada vez mais prejudicial. O fato de estarem em contato com conceitos sob os quais não possuem conhecimento, como sexo e violência, junto a uma tendência de passividade por parte dos pais, contribui para a construção de uma sociedade com pessoas mais violentas e imaturas.

Críticas, enfim, sempre serão e devem ser feitas aos diferentes meios. Mas o interlocutor, enfim, é o responsável pela mensagem. Os valores transmitidos pela televisão não podem ser responsabilidade da máquina em si e muito menos pode-se chamá-la de “empobrecedora cultural”. Só o homem pode ter um papel desse porte e ele deveria rever suas ações afim [ a fim] de poder colaborar com uma sociedade melhor informada e mais autônoma em relação as  [aos posicionamentos] posições que deve tomar. 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema e fez considerações pertinentes ao recorte temático. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático e faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente