- Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 05/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   Há sempre discussão quando trata-se [se trata] dos benefícios e malefícios da televisão na vida das pessoas. A TV está presente em quase 100% dos lares brasileiros e muitos passam a maior parte do dia em frente a ela.Por isso, é importante analisar se esse meio de comunicação informa ou “aliena”.

   Os meios de comunicação e entreterimento [entretenimento] (rádio, cinema, TV) promovem globalização e informação em massa.Mas, muitas vezes[,] essa “massa” absorve as informações de maneira distorcida(e acredita nelas)e é manipulada a fazer o que a mídia os impõe [mídia impõe].Hitler, por exemplo,conseguiu convercer  [convencer] os alemãos de que eram uma “raça pura” e que os judeos [judeus], homossexuais, etc. não o eram [etc., não eram.].Na época da ditadura militar o governo tentou passar uma boa imagem através da mídia.

   Além disso, a TV atrapalha na vida familiar [,] pois os membros da família dialogam cada vez  menos.As principais prejudicadas são as crianças, que muitas vezes assistem a cenas de violência e pornografia, e trocam os livros pela TV(o que também acontece com os adultos).Pesquisas mostram que crianças que assistem muita TV tem seu desenvolvimento cognitivo prejudicado.

   O problema é que a maioria dos conteúdos televisivos não são educativos [não é educativa], esportivos ou tem informaçãoes”transparentes”, pelo contrário.Por isso a TV não aprimora a cultura de seus telespectadores.O importante é saber escolher e assistir somente o que a TV ainda tem de bom(se é que tem!).

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém não apresentou uma linha argumentativa que fosse além do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente