Há sempre discussão quando trata-se [se trata] dos benefícios e malefícios da televisão na vida das pessoas. A TV está presente em quase 100% dos lares brasileiros e muitos passam a maior parte do dia em frente a ela.Por isso, é importante analisar se esse meio de comunicação informa ou “aliena”.
Os meios de comunicação e entreterimento [entretenimento] (rádio, cinema, TV) promovem globalização e informação em massa.Mas, muitas vezes[,] essa “massa” absorve as informações de maneira distorcida(e acredita nelas)e é manipulada a fazer o que a mídia os impõe [mídia impõe].Hitler, por exemplo,conseguiu convercer [convencer] os alemãos de que eram uma “raça pura” e que os judeos [judeus], homossexuais, etc. não o eram [etc., não eram.].Na época da ditadura militar o governo tentou passar uma boa imagem através da mídia.
Além disso, a TV atrapalha na vida familiar [,] pois os membros da família dialogam cada vez menos.As principais prejudicadas são as crianças, que muitas vezes assistem a cenas de violência e pornografia, e trocam os livros pela TV(o que também acontece com os adultos).Pesquisas mostram que crianças que assistem muita TV tem seu desenvolvimento cognitivo prejudicado.
O problema é que a maioria dos conteúdos televisivos não são educativos [não é educativa], esportivos ou tem informaçãoes”transparentes”, pelo contrário.Por isso a TV não aprimora a cultura de seus telespectadores.O importante é saber escolher e assistir somente o que a TV ainda tem de bom(se é que tem!).
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém não apresentou uma linha argumentativa que fosse além do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |