A televisão é um dos meios mais populares de entretenimento, principalmente nas classes mais baixas [,] e é inegável dizer que seu poder de influência é grande, porquanto influi desde o que comer a opiniões que podem mexer com a estrutura social,política e financeira mundial.
Há muitas controvérsias acerca das benfeitorias ou malefícios que ela pode provocar na vida das pessoas, já que existem aqueles que defendem veemente que é causadora do “emburrecimento”, visto que não oferece programas de qualidade, com teor educativo, porém têm [há] os que creem que assisti-la pode sim contribuir para a educação, pois através de seus programas e telejornais adquirem-se informações que são úteis tanto para o dia a dia quanto para deixar ciente da realidade.
Aqui no Brasil é possível ver essa discussão ficar mais intensa quando entra o período de “Reality Shows”, uma vez que grupos são divididos em intelectuais (ou pseudointelectuais) que criticam ferozmente os que se rendem aos programas desse estilo e os amantes (ou simpatizantes) que acompanham tudo e reclamam daqueles que os julgam.Esses grupos estão em todos os nichos da sociedade, pode-se encontrá-los em redes sociais,transportes públicos,escritórios,escolas,bares,entre outros.
Percebe-se que muitos dos que são contra a televisão e tudo que nela há, sequer [sem vírgula] leem um livro e vários que a assistem são leitores assíduos. A forma como se absorve os elementos e a utilização de os [dos] outros recursos de diversão e informação, moldarão [sem vírgula] a cultura e a inteligência do individuo.
Diante dos fatos apresentados, nota-se que não há necessidade de privação televisiva, mas sim ter controle do que se assiste, assim como ter percepção sobre o que é visto e agregar outros meios para difundir a formação cultural.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, porém não apresentou uma discussão que fosse além do senso comum e do esperado. Explore as possibilidades de questões que o tema favorece e procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |