Levantam-se dúvidas acerca do que é permitido ou não ver, assitir, em relação ao desenvolvimento cognitivo e comportamental do ser humano. Há quem diga que a interação tv-ser humano é benéfica. Mas há também quem refute, alegando que essa interação é maléfica à medida que [,] com o costume, leve ao conformidos e à ideias [à comodidade e a ideias] mal concebidas sobre a realidade.
Os que defendem que a televisão leva o indivíduo à alienação, embasam [sem vírgula] seus pensamentos em que a mídia não é clara o suficiente, que ela não diz totalmente a verdade, somente a [o] que lhe convém dizer. E a aproximação constante e direta com a mesma [ela] , na maioria das vezes, não motiva os telespectadores assíduos à [a] buscarem fontes alternativas sobre fatos transmitidos na televisão, o que concordo.
Já os que defendem o beneficiamento por parte dos telespectadores, alegam [sem vírgula] que é uma excelente fonte de informação, completa, dizem [,] além disso [,] que as informações são coerantes e não distorcidas. De forma geral, garantem que os beneficiamentos vão além da amplitude intelectual.
De acordo com essas colocações, podemos inferir, que, é [inferir que é] relativo o ponto de vista das pessoas. Se fizermos reflexões sobre isso, a conclusão mais segura que tiramos é a de que a alienação por parte da televisão, da mídia, existe sim, uma vez que o acompanhamento direto com a tv ocasiona conformismo e plena aceitação do que é tranmitido [transmitido], e a verdade é tida como absoluta.
Em suma, devemos buscar fontes alternativas de entretenimento e informação, pois uma única fonte de ambas não fornecem [fornece] segurança. Pois as fontes confiáveis e acetáveis são aquelas que nos permitem olharmos [olhar] para elas com criticidade, pois só assim seremos seres autônomos e com um vasto conhecimento cultural.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém apresentou graves problemas em relação à escrita, além de não ter apresentado uma linha argumentativa que fosse além do sensho comum. Amplie seu nível de leitura e pratique a escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |