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Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
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Levantam-se dúvidas acerca do que é permitido ou não ver, assitir, em relação ao desenvolvimento cognitivo e comportamental do ser humano. Há quem diga que a interação tv-ser humano é benéfica. Mas há também quem refute, alegando que essa interação é maléfica à medida que [,] com o costume, leve ao conformidos e à ideias [à comodidade e a ideias] mal concebidas sobre a realidade.

Os que defendem que a televisão leva o indivíduo à alienação, embasam [sem vírgula] seus pensamentos em que a mídia não é clara o suficiente, que ela não diz totalmente a verdade, somente a [o] que lhe convém dizer. E a aproximação constante e direta com a mesma [ela] , na maioria das vezes, não motiva os telespectadores assíduos à [a] buscarem fontes alternativas sobre fatos transmitidos na televisão, o que concordo.

Já os que defendem o beneficiamento por parte dos telespectadores, alegam [sem vírgula] que é uma excelente fonte de informação, completa, dizem  [,] além disso [,] que as informações são coerantes e não distorcidas. De forma geral, garantem que os beneficiamentos vão além da amplitude intelectual.

De acordo com essas colocações, podemos inferir, que, é [inferir que é] relativo o ponto de vista das pessoas. Se fizermos reflexões sobre isso, a conclusão mais segura que tiramos é a de que a alienação por parte da televisão, da mídia, existe sim, uma vez que o acompanhamento direto com a tv ocasiona conformismo e plena aceitação do que é tranmitido [transmitido], e a verdade é tida como absoluta.

Em suma, devemos buscar fontes alternativas de entretenimento e informação, pois uma única fonte de ambas não fornecem [fornece] segurança. Pois as fontes confiáveis e acetáveis são aquelas que nos permitem olharmos [olhar] para elas com criticidade, pois só assim seremos seres autônomos e com um vasto conhecimento cultural.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém apresentou graves problemas em relação à escrita, além de não ter apresentado uma linha argumentativa que fosse além do sensho comum. Amplie seu nível de leitura e pratique a escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente