Televisão no Brasil - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A televisão no Brasil chegou em 1950 com a TV TUPI, para [sem vírgula] uma parcela mínima da população, pois, televisor [pois televisor] na época não era acessível a todos, mas em pouco tempo a televisão tornou-se popular e passou a ser um dos principais meios de comunicação. Atualmente, 87% dos domicílios possui um televisor o que representa 39 milhões de telespectadores.

Conta com uma programação diversificada, com programas culturais, informativos que possibilitam ao telespectador aprender mais sobre seu estado, seu país, ficar informado sobre os fatos que acontecem no mundo. Como também alguns programas que já fazem parte da cultura do brasileiro como novelas mais recentemente os “reality shows” [,] muitas vezes não contribuem para o enriquecimento cultural das pessoas e que são mais valorizados do que os programas que trazem informação, conteúdo o que deveria ser ao contrário.

O governo federal e a sociedade devem se unir para que os programas com valor cultural, informativo tenham a mesma importância dos programas de entretenimento. Com campanhas nacionais informativas de conscientizarão sobre a  televisão que também pode ser um meio de enriquecimento cultural nas escolas, nos bairros.Criar mais canais educativos e divulga-los [divulgá-los] por meio de propagandas em diversos meios de comunicação como internet,na própria televisão,panfletos.

Com medidas como estas [essas] poderemos ter uma população mais consciente e informada de que televisão não é só um meio para diversão, mas também uma fonte de conhecimento e aprendizado.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém não foi além do senso comum e faltou um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente