“A televisão me deixou burro, muito burro demais”; assim começa a música dos Titãs, criticando o que já pode ser considerada [considerado] o principal meio de comunicação de massa, a televisão. Instrumento visto como meio de entretenimento, a TV vem gradativamente tornando-se mais acessível, principalmente às famílias mais desprovidas, as quais sem [que, sem] recursos para maiores opções de lazer, informação, entretenimento, veem na TV um conjunto dessas funções. Porém, se não houver limite e uma boa mentalidade formada para encarar a TV, os malefícios logo aparecem [aparecerão]. A Universidade de Montreal no Canadá, realizou [sem vírgula] uma pesquisa, a qual mostrou que crianças que passam muito tempo em frente à TV, apresentam [sem vírgula] mais dificuldades não só no aprendizado, mas também no desenvolvimento da fala e da audição. Além disso, durante a infância, a influência da TV mostra-se fortemente intensificada, canais apresentam constantemente propagandas de novos brinquedos, doces, induzindo a criança ao consumismo desde cedo. Embora haja constante [constantes] críticas com os programas considerados sem conteúdo, muitas vezes são os que possuem maior audiência, isto é, são a preferência da maioria. O que se deve analisar é se essas pessoas possuem uma boa educação, uma opinião formada e veem nesses programas algo construtivo, um lado positivo ou apenas fazem parte da massa alienada que se deixam influenciar pelo fenômeno da TV. Portanto, durante o desenvolvimento da criança, a TV deve ser evitada e outras formas de entretenimento devem ser buscadas, as quais oferecerão um resultado mais positivo. É preciso que haja melhoramento na formação acadêmica, mais práticas de leitura, a fim de possuir uma visão mais ampla, com um senso crítico mais apurado, os quais farão com que a exigência para assistir a um programa de TV seja maior, possuindo também uma percepção mais bem formada, não deixando se influenciar pela mídia.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. No entanto, atente à estrutura do texto dissertativo e desenvolva seu texto em parágrafos. Além disso, extrapole o que já foi apresentado na coletânea, apresentando questões e argumentos próprios para evidenciar seu conhecimento de mundo sobre a questão.
Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |