Assumindo o controle - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
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      Devido ao baixo [Em virtude do baixo] nível e sensacionalismo que hoje está dominando grande parte das emissoras, muitos críticos e defensores estão travando um dialogo [diálogo] acalorado sobre o rumo que a televisão tomou. A maneira como as pessoas autilizam, dirá [a utilizam dirá] o rumo que ela tomará. Caberá ao telespectador ter a noção de saber o que é útil e descartar os excessos.

      A função principal dos canais seria: esclarecer, mostrar entretenimento e educar a população. Infelizmente são poucos que fazem isso. O que importa para muitos é a publicidade. Recebem uma grande fonte de renda para anunciar. Com isso, a qualidade diminui bastante. Contudo, cabe ao cidadão ter o discernimento de saber o que é supérfluo.

 Absorvendo o que é útil e descartando o que é desnecessário.  O problema agrava-se se os pais são viciados em televisão, os filhos acabam sendo influenciados, comprometendo o rendimento do aluno na escola.

     Além disso, os canais abertos não oferecem muitas alternativas para melhorar o nível de esclarecimentos e fomentar o senso critico no telespectador. Os canais pagos que proporciona [proporcionam] esse tipo de alternativa. Entretanto, a maioria da população não tem condições para pagar. Ficando [pagar, ficando] refém das baixarias e sensacionalismo que domina [dominam] as emissoras abertas. Entretanto, não adianta os intelectuais, filósofos e críticos ficarem dizendo o que as pessoas devem fazer e escolher. Aos poucos as pessoas vão percebendo o tempo perdido e migra [migram] para algo mais interessante. Neste caso [Neste caso,] se elas adquirir [adquirirem] conhecimento. Senão, ficarão no mundinho deles.

      Enfim, só vamos melhorar a programação quando a emissora perde audiência, e [perder audiência e] deixar de mostrar o que eles querem e digam o que a gente tem o que fazer e como fazer. Temos que assumirmos [assumir] o controle. Para isso temos que ser a maioria.

 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas não ficou perceptível um projeto de texto bem organizado que desenvolvesse uma linha argumentativa bem fundamentada para defender uma tese consistente em relação ao recorte temático. Além disso, a análise que foi feita fez uma apanhado genérico sobre a questão.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente