TV: A verdadeira vilã? - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mundo gira ao redor das mídias, estão em todos os lugares, muito tem se falado sobre os malefícios trazidos por ela, principalmente a mais poderosa de toda, a televisão, que passa a ser vista como grande vilã do século XXI.

É praticamente impossível encontrar alguém que não conheça ou que não desfrute pelo menos de alguns minutos em frente a essa “caixinha mágica”. A TV influência [influencia], é errado contrariar essa afirmação, ela tem poder ainda maior sobre as crianças, que ainda estão a formar sua personalidade e cada vez mais, passam intermináveis horas como telespectadoras, isso pode ser explicado principalmente que, nas últimas décadas, os pais têm passado menos tempo com os filhos e esses últimos acabam crescendo com exemplos televisivos e não com a educação familiar.

Abster-se da tevê não é a melhor escolha, pois seu poder informativo é altíssimo, mas programas de qualidade tem [têm] perdido cada vez mais espaço para programação de baixo nível, os meios de comunicação também são negócios e devem atender aos anseios de seus “clientes”, então jogar toda a culpa da falta de cultura na programação nas redes televisivas não faz mais sentido e reflete certa ignorância por parte dos acusadores.

Sempre existirão programas que não vão agradar a todos, o mundo é cheio de opiniões diferentes, selecionar o que assistir é uma solução mais eficaz do que somente criticar, como citou o filosofo [filósofo] Friedrich Engels “Um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria”.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema e fez colocações pertinentes. No entanto, desenvolva suas ideias e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente