Cercada de discussões sobre seu papel na sociedade como referência de comunicação [,] a televisão é um câncer benigno que deve ser tratado.
Praticamente em 90% dos lares brasileiros a televisão é o fomento da massa popular alienando crianças, jovens e adultos. Com uma programação voltada ao entretenimento, jornalismo, educativo, cultural, entre outros, traz programas que evidenciam imoralidades, violência [,] mas há também programas educativo [educativos].
A indústria televisiva sacia todos os gostos, desde as novelas, assistidas e comentadas pela maioria da população, até os esportes, que estão mais a gosto do sexo masculino, e desenhos, que alimentam a imaginação das crianças.
No começo, as programações televisivas eram todas geridas pela censura, que visava a [à] moralidade familiar, mas com o passar do tempo a moral foi sendo deixada de lado e a atenção dos telespectadores passou a ser voltada somente por temas que contivessem drogas, violência e sexo. Os desenhos de hoje não trazem mais uma diversão inocente, apenas brincadeiras de socos e pontapés, as novelas contém [contêm] senas [cenas] onde filhos insultam os pais, nudismo e sexo, altamente explorado pela indústria televisiva.
A programação é livre, qualquer pessoa pode assistir e há apenas recomendações de que o programa é inadequado para uma certa faixa etérea [etária].
Recursos de controle dos programas em alguns televisores colaboram para evitar que programas de má índole sejam vistos por crianças, contudo a educação recebida em casa e o acompanhamento dos pais é muito importante para não ferir o direito de liberdade do indivíduo deixando por opção definir se um programa é bom ou não para ser assistido, diante do que lhe foi ensinado.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas realizou uma análise simplista e genérica. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |