Um entretenimento nem sempre bom - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
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“A Televisão me deixou burro, muito burro demais” Titãs, como [demais", como] já diz a música dos Titãs, a televisão não nós deixa pensar. A alienação causada para a população mais pobre por conta [em virtude] da televisão faz com que as pessoas obedeçam aos capitalistas, assim, enriquecendo sempre mais.

Aquela linda mulher, feliz, independente, enfim [,] o que toda mulher deseja ser, é uma das formas de alienação, já que achando que irá se tornar dessa forma pelo fato de usar roupas iguais, ter atitudes iguais, porém não percebe que estão sendo manipulados. Propagandas de cerveja, com pessoas felizes, churrasco, piscina e mulheres bonitas, o que todo homem deseja, então ele achando que com a cerveja irá conseguir tudo isso.

Outro caso, seria [caso seria] da Coca-Cola, que tenta mostrar que é o que todos bebem e dando a impressão de que se deve bebê-la, que é a melhor opção, a mais gostosa, porém nem deixando as pessoas decidirem se querem ou não bebê-la.

É certo que a televisão é o entretenimento mais barato e qualquer pessoa pode obtê-la e assim ficando alienada. Na política, por exemplo, pode-se ver que quando há alguma passeata mostram os manifestantes como vândalos. No caso da greve dos professores [,] em Santa Catarina[,]  no ano de 2011, pouco se mostrava referente as [sobre as] reivindicação [reivindicação], não davam espaço para os professores, para a greve diminuir e acabar, como aconteceu.

Enfim, aprender a filtrar o que é certo e errado na televisão, o bom e o ruim, dissolvendo apenas as coisas boas. Adquirir informações transformá-las [ e transformá-las] em conhecimento melhorando sempre nosso “filtro” e diminuindo essa manipulação.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém não desenvolveu uma linha argumentativa plausível e faltou habilidades em relação à escrita. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e pratique a escrita a fim de melhorá-la. 

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 2


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente