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Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
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      Diversificada e bastante presente na sociedade. A TV [sociedade, a TV] abrange inúmeros conteúdos, logo é impossível reduzi-la a um ou dois programas. Diante disso é preciso levar em conta o fato de que a TV não influencia as pessoas da mesma forma. É evidente que a existência de um senso crítico razoável é fundamental para aqueles que fazem uso deste meio de cominicação. O aprimoramento cultural está também relacionado ao telespectador, pois cabe a cada um fazer bom  uso da televisão.

      É inegável o fato de que a TV é extremamente presente na sociedade e que ela influencia as decisões das pessoas. Em meio a essas situações [,] é preciso que os indivíduos saibam lidar com isso, mas de que forma? É primordial que o telespectador "filtre" as informações que recebe, pois aceitando tudo que foi imposto pela TV, esta pessoa acaba sendo manipulada e não aprimora sua cultura, além de perder sua individualidade.

      A TV oferece muitas programações e cabe as [às] pessoas escolherem aquilo que acreditarem ser mais conveniente. Ao escolher uma programação diferente as informações recebidas também são diferentes, evidentemente a influência da TV também difere. Com base nisso [,] pode-se dizer que o telespectador pode ou não aprimorar sua cultura, pois na TV ,ou na vida, decisões são tomadas e concorre ao indivíduo fazer a decisão certa.

      Um bom senso crítico é fundamental para que a televisão não traga más consequências. Cada usuário da TV recebe uma determinação [determinada] influência, de acordo com as suas escolhas referentes aos conteúdos abordados pela mesma [por ela]. Dessa forma [,] é possível dizer que a TV possibilita aprimoramento cultural desde que os telespectadores tenham uma boa educação e saibam tirar proveito deste [desse] meio de comunicação. Torna-se claro o fato de que o bom relacionamento entre a TV e quem a usa, depende [usa depende] de ambos os lados. 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas, no entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente