É correto afirmar que a televisão é a maneira de diversão mais barata que há, porém esta forma de lazer impede o crescimento e a abertura da mente, não estimulando a criação de um senso crítico e olhar observador.
Assim, tendo a massa como telespectadora, o governo e a elite possui [possuem] o controle da programação diária. Como exemplo disso cita-se os jornais transmissores de informações corriqueiras, que muitas vezes invertem os papeis de mocinho e vilão de verdadeiras histórias.
Também tratando de educação e cultura, na greve dos professores de escolas estaduais, ocorrida em abril/maio desse [deste] ano, houve diversos manifestos em ruas e importantes avenidas na hora do rush, atrapalhando os cidadãos para a ação dos governantes. Logo os telejornais aproveitam a situação para descrever os educadores como arruaceiros, detalhando-os como se estivessem abandonando os estudantes. Como isso [,] o restante da população revolta-se, ficando junta ao Estado. Sem contar as novelas e Reality Shows ditadores de tendências de moda e comportamento, havendo apologia ao consumismo extremo.
Em suma, não possibilita o aprimoramento cultural e educacional de seus telespectadores, logicamente que há exceções em programas que vão ao ar, entretanto é necessário ter atenção no que é passado, buscar notícias em outras fontes, compará-las e refletir sobre como o mundo age pode ser uma ótima maneira para escapar da alienação.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise simplista e genérica da questão. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar a problemática imposta pelo recorte temático.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |