A influência da televisão na sociedade - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
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Hoje, a televisão é o meio de comunicação mais comum da sociedade brasileira e mundial, mas já se questiona quais influências ela pode ter na população. Afinal, embora se transmita algumas informações úteis e precisas, ela fornece também informações que sofrem influências externas, além de programas que podem ser considerados fúteis, o que apenas ajuda a comprovar a veracidade da frase de Steve Jobs, “As pessoas ligam a televisão quando querem desligar o cérebro”.

Mesmo que muitos acreditem que a televisão aliena as pessoas, não se pode crer nisto totalmente, pois, um indivíduo só será influenciado caso permita. Certamente alguém com um maior nível cultural não será tão facilmente “enganado” pelas propagandas e pelos programas de baixo nível exibidos, ele terá outras fontes de informações, algumas até mais confiáveis que a televisão e não se apegará apenas a “uma versão da história”.

Todavia, a televisão, principalmente a aberta, é única fonte de informações de muitos, os quais não tem [têm] acesso a antenas parabólicas ou canais pagos, que a consideram como um objeto educativo e se apegam a cada informação cedida como se aquela fosse uma verdade única, muitos pais, inclusive, deixam as crianças em frente à tevê por horas como se esta fosse uma babá eletrônica confiável. A tevê se tornou algo essencial a vida de vários cidadãos, porém nem sempre de forma positiva, pois muitos têm deixado de pensar e permitido que esta “caixa colorida” pense por eles.

O televisor “invadiu” os lares dos planetas como um estranho, que entrou nas casas e conquistou as famílias com promessas de informações valiosas, mas, que, com o [mas que, com o tempo,] tempo teve seus ideais modificados e passou a fornecer conhecimentos adulterados baseado nos próprios princípios sem aquela imparcialidade inicial. Não se pode garantir que a televisão um dia se tornará perfeita, mas é possível que, com uma fiscalização mais restrita aos programas, pudéssemos nos aproximar deste ideal, em que a tevê não serviria apenas como meio de entretenimento, mas também como uma fonte de informações confiável que nos ajudaria a moldar nossas opiniões.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, extrapole o recorte temático e realize um amplo trabalho com  os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para levar seu texto à excelência.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente