Lazer ou alienação? - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
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A televisão, hoje, é o principal meio de entretenimento de famílias com baixa renda. Ela tornou-se parte significativa da vida de muitos brasileiros e detém, assim, um enorme poder de manipulação sobre as massas populares no Brasil.

 As redes televisivas transportam sonhos de uma vida apenas utópica para milhares de brasileiros, ela é vista como a concretização de desejos irrealizáveis dentro de um mundo inalcançável. As novelas, principalmente, criam a ilusão do modelo de vida perfeito, com seus personagens que são sempre ricos, bonitos e bem sucedidos [bem-sucedidos]. A população, portanto, vê tais personagens como inatingíveis e distante, e os colocam em uma redoma surreal.

As crianças são as mais afetadas pela influência da mídia, pesquisas mostram que elas passam, em média, três horas por dia em frente às telinhas. A escola oferece o aprendizado e os conhecimentos básicos a tais crianças, contudo a educação não se limita à escola. A família e a televisão também educam, por isso é necessário controlar o que elas assistem.

 A televisão mantem [mantém] a população passiva, a distrai com os reality shows, as novelas, os programas de fim de semana. As revoltas populares e os movimentos sociais são mostrados de forma negativa em tal meio de comunicação, reafirmando a manipulação sobre os brasileiros. O povo obedece ao que vê nas redes nacionais, não se rebelam contra nenhum abuso do governo ou da sociedade, mas compram os produtos oferecidos por elas.

A mídia possui o maior poder de manipulação sobre o povo brasileiro, principalmente os menos instruídos. O interesse por cidadãos que leem e pensam deve, pois, partir do governo e da própria população, já que desta maneira a televisão perderia tamanha influência. Para consolidarmos uma sociedade melhor, é preciso sairmos do senso comum e tornarmo-nos cidadãos críticos.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema e fez considerações válidas, além de ter se desenvolvido de forma clara e precisa. No entanto, extrapole o recorte temático e realize um amplo trabalho com  os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para levar seu texto à excelência.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente