A televisão, hoje, é o principal meio de entretenimento de famílias com baixa renda. Ela tornou-se parte significativa da vida de muitos brasileiros e detém, assim, um enorme poder de manipulação sobre as massas populares no Brasil.
As redes televisivas transportam sonhos de uma vida apenas utópica para milhares de brasileiros, ela é vista como a concretização de desejos irrealizáveis dentro de um mundo inalcançável. As novelas, principalmente, criam a ilusão do modelo de vida perfeito, com seus personagens que são sempre ricos, bonitos e bem sucedidos [bem-sucedidos]. A população, portanto, vê tais personagens como inatingíveis e distante, e os colocam em uma redoma surreal.
As crianças são as mais afetadas pela influência da mídia, pesquisas mostram que elas passam, em média, três horas por dia em frente às telinhas. A escola oferece o aprendizado e os conhecimentos básicos a tais crianças, contudo a educação não se limita à escola. A família e a televisão também educam, por isso é necessário controlar o que elas assistem.
A televisão mantem [mantém] a população passiva, a distrai com os reality shows, as novelas, os programas de fim de semana. As revoltas populares e os movimentos sociais são mostrados de forma negativa em tal meio de comunicação, reafirmando a manipulação sobre os brasileiros. O povo obedece ao que vê nas redes nacionais, não se rebelam contra nenhum abuso do governo ou da sociedade, mas compram os produtos oferecidos por elas.
A mídia possui o maior poder de manipulação sobre o povo brasileiro, principalmente os menos instruídos. O interesse por cidadãos que leem e pensam deve, pois, partir do governo e da própria população, já que desta maneira a televisão perderia tamanha influência. Para consolidarmos uma sociedade melhor, é preciso sairmos do senso comum e tornarmo-nos cidadãos críticos.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema e fez considerações válidas, além de ter se desenvolvido de forma clara e precisa. No entanto, extrapole o recorte temático e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para levar seu texto à excelência.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |