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Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
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A televisão é, majoritariamente, o maior veículo de comunicação da atualidade, responsável por abraçar todas as esferas sociais e culturais da nação brasileira. No entanto, o conteúdo de baixa qualidade cultural que é transmitido pelos canais televisivos, envolvido pela mudança comportamental que este pode levar, amplia margem para a discussão do papel da televisão na sociedade.

Transbordado de programas questionáveis, que exigem pouca criticidade do espectador, a televisão tornou-se sinônimo de alienação a medida que [na medida em que] injeta conteúdo que não contribui para a formação moral do cidadão. Em horários nobres, por exemplo, a acirrada corrida por audiência faz com que as emissoras se preocupem em atingir diretamente a grande massa, descartando esquetes que não alimentam a necessidade de entretenimento dos mesmos. [das pessoas.]

Além disso, as crianças também estão suscetíveis aos perigos da "Caixa de Pandora" por absorver conteúdo inocentemente, pelos quais criam hábitos que podem refletir na idade adulta - as fantasiosas publicidades das redes de fast-food que sustentam parte das estatísticas de obesidade e diabetes infantil são provas disso.

Vale salientar que a televisão pode se tornar poderosa arma disseminadora de conhecimento. Há programas em que o público alvo é mais refinado, recheados de cultura e informação acerca dos mais variados assuntos, mas são barrados pelo senso comum que persiste na ponta mais pesada da balança de telespectadores.

A problemática da nociva alienação e dos ganhos sociais que a televisão pode nos proporcionar precisa de uma análise cautelosa  que deve partir da sociedade que tem o poder de mudar de canal. É necessário que as pessoas busquem novos campos de conhecimento, sendo que a liberdade de imprensa permite que os conteúdos sejam disparador [disparados] de forma aleatória, cabendo a nós o dever de separar aquilo que nos interessa. O governo pode criar palestras - ministradas em escolas, bairros ou disponibilizadas na internet -  que desenvolvam a crítica e o bom senso do cidadão de escolher e de opinar diante da crescente teia de informação que nos cerca.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, extrapole o recorte temático e realize um amplo trabalho com  os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para levar seu texto à excelência.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente