Liquidificador Cultural - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
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        A televisão como meio difuso de cultura e conhecimento, se torna [conhecimento torna-se] cada vez mais e em diferentes lugares um item persuasivo, alienante e, consequentemente [,]degradante da personalidade humana. Desenvolvida com objetivos nobres, a televisão foi se tornando com o tempo uma poderosa arma de escravidão e alienação cultura [cultural]

     A sociedade telespectadora se encontra muitas vezes privada de autocrítica, da capacidade de decisão. Nesse contexto, a televisão aparece apresentando e vendendo ideologias de terceiros, fazendo um mundo de “faz de contas”. Assim, muitos se revestem dessas ideologias, sem viver a sua própria vida, mitigando as coisas alheia de pessoas com patamares sociais elevados.

          No esporte, na educação, na economia e na vida diária, são exemplos onde à televisão estar presente, [a televisão estar presente] transmitindo e vendendo conteúdo a uma população pobre. Além de propagar uma série de dogmas, mitos e sua violenta acomodação humana. Com meios e artifícios altamente tecnológicos [,] ela se tornou avassaladora.

           Levar conhecimento aproveitoso, mostrar diferentes formas de vidas saudáveis, alertar e denunciar abusos, são alguns propósitos que teriam que ser alvo da televisão. Mas, infelizmente [,] essa se tornou um ambiente onde se vê tudo e nada ao mesmo tempo, um mecanismo dispersante e torturante devido aos conteúdos expostos.

            Portanto, a televisão como ente presente em diversos lugares se tornou uma arma alienante e prejudicial. Com tudo isso exposto, faz-se necessário que a opinião pública interpele e interfira nos conteúdos apresentados e que formas de censura saudáveis sejam impostas. Tudo isso, assim se faz para que se tenha uma sociedade mais e livre e diversa.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise simplista e superficial da questão. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos para melhor explorar o tema proposto. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente