Deparamos-nos com problemas de uma sociedade moderna, o descontrole das relações que se tem com as tecnologias que nos cercam [,] o fato e [é] que o homem esta [está] cada vez mais dependente das mesmas [delas] - celulares, computador, internet, televisor e entre [televiso, entre] muitos outros – As maquinas [máquinas] de entretenimentos que tanto nos diverte e informa. Tem-se um lado de problemática social prejudicial ao homem da nova década.
Temos a TV como um objeto de entretenimento mais popular e influente, desde tempos passados vem sendo uma companhia nos lares brasileiros. Porém [,] olhares críticos nos faz refletir em relação a estes, uns abominam a televisão brasileira, que por um lado apresenta programas realmente sem escrúpulos no âmbito educacional, outros veem certa contrariedade, pois o individuo [indivíduo] sábio tem a escolha de se deixar levar ou não por um senso comum assistido. O termo necessariamente debatido é: a televisão brasileira emburrece ou não a população? Será que a sociedade esta [está] propicia a uma geração que só sabe o que vê na TV?
Programas televisivos, todavia, restringem-se a um determinado interesse comercial, do ponto de vista capitalista, estes manipulam aqueles que se predem a [prendem À] TV como o único meio de se entreter. A televisão possui um grande poder de influencia [influência]e incentiva de todos os jeitos a população com conteúdos banais – telenovelas, reality shows e programas que de fato deseduca [deseducam] as crianças, jovens e ate certo adulto [até certos adultos], demonstrando cenas de malandragens, golpes, sexo banal, estratégias de crimes e relações inapropriadas- Relatos de estudos na Nova Zelândia da universidade de Otágo afirmam que crianças que passam mais de dez horas em frente à TV possuem maior possibilidade de adquirir comportamentos agressivos e ate cometer crimes. A pesquisa também relata que e possível que crianças tenham comportamentos antissociais ao imitar o que viram na TV. Porem existe [Porém, existem] programas educativos que incentivam a cultura, arte, leitura, alguns ensinam como montar o proprio [próprio] negócio, relata o meio ambiente e a necessidade de preservação.
Assistir TV [Assistir à TV] sem o controle e consciência, deseduca [,] sim, um indivíduo que não teve uma escolaridade apropriada e uma educação familiar básica para a formação de um cidadão. Levando ao fato de que a “burrice” não se restringe a TV [à TV] mais a questão da péssima educação que o país oferece. O controle dos pais, por exemplo, [é] essencial. Dizer que a televisão “emburrece” de algum modo está pregando uma diretriz em relação as [às] pessoas que a assistam, no entanto, não sofrem a manipulação que tanto acorre.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém é preciso melhor a escritar e atente às regras gramaticais. No mais, procure extrapolar o âmbito do senso comum e ampliar seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |