Televisão: mal do século ou inveto divino? - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 A televisão se tornou [tornou-se] um dos maiores meios de entretenimento das famílias na atualidade. As mulheres não veem a hora de chegar em casa para assistir à novela enquanto fazem o jantar, os homens aguardam a noite para poderem se atualizar com os jornais e as crianças querem apenas passar horas sentadas assistindo aos desenhos.

Os brasileiros possuem, em média, pelo menos um aparelho televisor em casa, porém há residências nas quais há um aparelho por cômodo. De certo modo isso é algo que atrapalha e muitas vezes diminui o relacionamento familiar dentro casa. Pais, mães e filhos nem sempre apreciam os mesmo programas e isso faz com cada um vá para seu canto, assistir o [ao] que lhe é de maior interesse.

Através da televisão podemos adquirir um grande conhecimento, há canais educativos, canais de entretenimento diversificado [diversificados], que abordam coisas cotidianas do mundo, falam sobre a natureza ou analisam fatos históricos e que também podemos nos atualizar da situação em outros lugares do mundo. Mas, como [Mas como] toda moeda tem dois lados, há a parte ruim. As crianças podem ser influencias [influenciadas] muito facilmente, tudo o que veem fica gravados [gravado] e se elas acham interessante tentam reproduzir. Atualmente tem sido algo extremamente, e infelizmente, comum ver uma menina de 10 anos namorando, ou [namorando ou] engravidando ao invés de estar brincando de boneca. Mas não somente crianças como também adultos são influenciados, motivados. Eles conseguem se fechar no mundo pequeno das notícias, e [notícias e] se tornarem irredutíveis diante do outro lado da história, a que não é exibida pelos jornais.

Para muitos, a televisão é uma das melhores invenções do século XX[,]  porém há quem discorde. Diante de tantos fatos, é difícil se decidir se este invento é ou não o mal do século. É possível os pais manterem controlarem o que os filhos assistem dentro de casa, mas esse controle não os alcança fora dos olhares paternos. Fica por conta de cada pessoa deixar ou não se levar pelo que, hoje em dia, é o maior objeto de alienação social.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém desenvolveu uma análise que não foi além do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, além de realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente