A ferramenta quase sexagenária chamada televisão foi uma das maiores invenções da humanidade. Ao longo de todas essas décadas a população presenciou através dela grandes acontecimentos, como os atentados de 11 de setembro e a morte de Michael Jackson, entre outros. No entanto, reality shows e atrações que expõem a vida de pessoas públicas também foram exibidos. É nesse contexto de heterogeneidade que se contesta se esse mecanismo de informação possibilita ou não o aprimoramento cultural.
A televisão e sua velocidade de transmissão trazem consigo notícias de qualquer ponto do mundo, a qualquer momento. Essa rapidez proporciona que esse meio de comunicação seja uma das maiores fontes transmissoras de informações da atualidade. Contudo, essa ferramenta também é utilizada de modo que nada soma ao telespectador, como programas sobre a vida de celebridades.
Além disso, a heterogeneidade das atrações exibidas é enorme. Todavia, essa diversidade não é igualitariamente dividida nas grades de programação. Pelo contrário, novelas e filmes, por mais que sejam manifestações culturais, ocupam muito espaço nas redes de televisão. A consequência disso é outros tipos de programas culturais, como o “Globo Cidadania” da Rede Globo, serem exibidos em horários de baixa audiência.
Embora a TV possa vir a influenciar a moda e o comportamento, ela é o melhor meio de intercâmbio cultural. Através dela é possível conhecer a cultura de várias comunidades, bem como as suas histórias. Desse modo, o conhecimento sobre outras populações pode ser utilizado como mecanismo para romper as barreiras físicas existentes entre elas. As telenovelas, normalmente, são grandes agentes dessas trocas de costumes.
Diante disso é possível afirmar que a televisão é uma grande ferramenta de aprimoramento cultural. No entanto, deve haver uma flexibilidade na programação de modo a abrir espaço para uma maior variedade de atrações. Também é necessário que os mecanismos comunicativos não sejam utilizados para fins fúteis. Somente assim a televisão pode retomar a atenção que a Internet conquistou dela.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto e desenvolveu-se de forma clara e precisa. No entanto, é preciso ir além do recorte temático e realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |