A televisão como recurso cultural - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
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A ferramenta quase sexagenária chamada televisão foi uma das maiores invenções da humanidade. Ao longo de todas essas décadas a população presenciou através dela grandes acontecimentos, como os atentados de 11 de setembro e a morte de Michael Jackson, entre outros. No entanto, reality shows e atrações que expõem a vida de pessoas públicas também foram exibidos. É nesse contexto de heterogeneidade que se contesta se esse mecanismo de informação possibilita ou não o aprimoramento cultural.

A televisão e sua velocidade de transmissão trazem consigo notícias de qualquer ponto do mundo, a qualquer momento. Essa rapidez proporciona que esse meio de comunicação seja uma das maiores fontes transmissoras de informações da atualidade. Contudo, essa ferramenta também é utilizada de modo que nada soma ao telespectador, como programas sobre a vida de celebridades.

Além disso, a heterogeneidade das atrações exibidas é enorme. Todavia, essa diversidade não é igualitariamente dividida nas grades de programação. Pelo contrário, novelas e filmes, por mais que sejam manifestações culturais, ocupam muito espaço nas redes de televisão. A consequência disso é outros tipos de programas culturais, como o “Globo Cidadania” da Rede Globo, serem exibidos em horários de baixa audiência.

Embora a TV possa vir a influenciar a moda e o comportamento, ela é o melhor meio de intercâmbio cultural. Através dela é possível conhecer a cultura de várias comunidades, bem como as suas histórias. Desse modo, o conhecimento sobre outras populações pode ser utilizado como mecanismo para romper as barreiras físicas existentes entre elas. As telenovelas, normalmente, são grandes agentes dessas trocas de costumes.

Diante disso é possível afirmar que a televisão é uma grande ferramenta de aprimoramento cultural. No entanto, deve haver uma flexibilidade na programação de modo a abrir espaço para uma maior variedade de atrações. Também é necessário que os mecanismos comunicativos não sejam utilizados para fins fúteis. Somente assim a televisão pode retomar a atenção que a Internet conquistou dela.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto e desenvolveu-se de forma clara e precisa. No entanto, é preciso ir além do recorte temático e realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente