Televisão e formação - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Televisão é o meio de comunicação mais forte e poderoso pelo fato de possuir um grande capital investido e também por ser concentrador. É o principal veiculo [veículo] de comunicação do país, presente em praticamente 100% do território e dos domicílios brasileiros.

Observa-se, um [Observa-se em um] estudo científico feito pela Universidade de Montreal, no Canadá: o tempo que as crianças gastam assistindo á [à] televisão é pelo menos 50% maior que o tempo dedicado a qualquer outra atividade do cotidiano. A programação transmitida pela televisão acaba tornando-se um ponto de referência na organização da família está [família e está] sempre a [à] disposição, sem exigir nada em troca, alimentando o imaginário infantil com todo tipo de fantasia.

Mas seus telespectadores não percebem até onde vai essa influência, pois torna-se nítida a influência da mídia eletrônica na formação da criança e do adolescente, no entanto focada nas áreas de educação e psicologia, porém acaba por contribuir muito pouco como elemento de interferência direta na qualidade da formação cultural dos seus telespectadores e traz efeitos colaterais perigosos para o fato social.

Para reverter esse quadro, não basta criticar a distância das distorções da relação criança/TV, porque a televisão não demonstra o menor interesse de  transformar um país  em uma nação de pessoas que pensam, é preciso que pais  aprendam a interferir na programação que seus filhos assistem,  pois que assim ter responsabilidade direta na qualidade da programação dessa mídia onipresente em nossos lares.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto, porém estabeleceu uma análise que foi além do senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, além de mobilizar fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente