Através de uma publicidade, a mídia nos impulsiona a comprar algum tipo de produto. Ela muda nossa opinião com estereótipos criados por ela e tem a capacidade de fazer com que nos esquecemos de nossa cultura e valorizarmos [valorizemos] outras.
As publicidades nos bombardeiam com imagens de belos carros juntos de lindos homens e lindas mulheres, com sorrisos exuberantes, nos atacam com produtos alimentícios junto de uma família bonita sem preocupações e com crianças felizes cheios de brinquedos coloridos. Todas essas estratégias de marketing mexem com nossas emoções e nos impulsiona a comprar mais e mais.
A televisão muda nossas opiniões com estereótipos, coloca na cabeça das pessoas que os políticos brasileiros são sempre corruptos, que desviam milhões e milhões. Sabemos que isso acontece, mas não no grau com [com que] ela informa.Por meio de filmes e seriados [,] ela faz com que a sociedade pense que os negros de forma geral são ladrões, assaltantes, analfabetos, dentre [entre] outras características negativas.
Somos sempre atacados com filmes e seriados americanos, que algumas vezes desvaloriza [desvalorizam] nossa cultura, com o estereótipo que os brasileiros são selvagens brutais e matutos e a sociedade aceita normalmente. E, consequentemente [,] nos faz aderir a moda desse país, calças jeans, casacos e tipos de cabelo.
Portanto, diante desses acontecimentos, devemos saber nos examinarmos [examinar] para que não sejamos levados pela mídia. É preciso saber que nossas vidas são maravilhosas, não no padrão de beleza da mídia. Era bom se os brasileiros criassem um pouco de nacionalidade, para valorizar nossa cultura tão grandiosa. É necessário ter a capacidade de reconhecer um estereótipo, para eles não interferir [interferirem] em nossas vidas.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém sua análise não ultrapassou o âmbito do senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |