Ver televisão sim, porém de forma consciente. - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde o tempo em que os humanos ainda moravam em cavernas, existe uma necessidade de se expressar e comunicar em formar de arte, começando com as pinturas rupestres e evoluindo cada vez mais, até chegar nas formas modernas, como rádio e sucessivamente a televisão. Sendo que esta última, se tornou [última tornou-se] praticamente indispensável no lar moderno e na vida das pessoas.

Mas o grande conflito é que com a popularidade da televisão [,] ela deixou de se tornar um meio de diversão artística para começar a manipular as mentes, tentando vender produtos, impor opiniões e criar costumes na sociedade. Um exemplo no nosso país, pode [país pode] ser a 'famosa' novela das oito que sempre lançava bordões, destacava artistas e músicas que todos praticamente passavam a conheçer e comentar no dia-a-dia. [dia a dia]

Vemos que a televisão no nosso país é a principal forma de disseminar a cultura de massa, onde [em que] tudo vira moda rapidamente com um objetivo de lucro por trás. Não quer dizer que ela não seja cultural, mas como não incentiva a leitura e outras formas de arte vai tornando a opinião e o conhecimento dos telespectadores cada vez mais pobre [pobres], e destruindo aos poucos a capacidade de questionar e entender o mundo, porque as pessoas passam a sintetizar apenas as idéias [ideias] que a televisão apresenta, sem buscar uma cultura individual.

Assim, os telespectadores deveriam ser influênciados [influenciados] a assistir os [aos] programas conscientemente, sem deixar que aquilo que veêm [veem] os aliene do mundo e mude suas opiniões da sociedade,  gerando pessoas mais racionais que tem [têm] a capacidade de lançar um olhar crítico sobre aquela programação, ao invés de sentar no sofá e assistir a tudo caladas.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto, mas não apresentou uma análise que fosse além do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, além de mobilizar fatos e exemplificações que comprovem sua tese.

 

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente