Em uma época onde a cultura, as idéias [ideias] e a formação de crianças, jovens e adultos são regidas pela comunicação, não se pode esquecer da Televisão, que desde o seu surgimento na década de 50, tem [50 tem] sido difusora não só de informação, mas também de entretenimento a todos os brasileiros.
O tema gerador de discussão atualmente é se a TV é ou não um agente alienador do pensamento. Para se chegar a uma conclusão, é preciso uma reflexão sobre os seus prós e contras. Que a TV se tornou o segundo melhor amigo do homem não há dúvidas. Com o fim da segunda guerra [Segunda Guerra], ela veio a ser a principal fonte de entretenimento das famílias que então estavam desoladas. Na atualidade, com o desenvolvimento das tecnologias, a TV ganhou maior quantidade de atrativos, e [atrativos e] continua trazendo ao público cada vez mais interação e novidade.
Sobre o conteúdo, pode-se afirmar que de um lado têm-se [há] as tragédias mostradas pelos noticiários, criando uma imagem de mundo amedrontadora, e de outro, programas com mulheres seminuas, BBB’s e outros do gênero, mostrando uma realidade totalmente diferente. Paradoxo? Talvez.
Ligar a TV ao chegar em casa é um direito de cada pessoa que deve ser respeitado. Tentar mudar ou convencer alguém de que a TV não tem conteúdo e que é causadora dos males que existem é um tremendo engano. A TV por si só não manipula ninguém. É o indivíduo que se deixa manipular, seja por falta de conhecimento, discernimento, ou, basicamente, falta de educação.
É preciso desenvolver uma relação entre o telespectador e a programação, livre do senso comum, e com mais senso crítico, para garantir um aproveitamento saudável daquilo que os meios de comunicação podem oferecer. A educação, nesse aspecto, pode trazer benefícios notáveis no que diz respeito à reflexão sobre o que é e o que deve ser assistido, garantindo assim um bom posicionamento do indivíduo na sociedade em que está inserido.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e soube realizar uma ampla discussão sobre a problemática imposta. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |