Desafio cultural - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A discussão acerca do papel que a televisão pode exercer é cada vez mais frequente. Para alguns, ela estabeleceria aspectos negativos às pessoas. Já para outros, a TV seria uma grande fonte cultural. Nesse sentido, conciliar esses dois aspectos faz-se essencial para um melhor aproveitamento dessa criação humana.

É preciso considerar, antes de tudo, a crença de manipulação que as televisões supostamente fazem. O maior erro nessa ideia talvez seja o fato de ignorar a capacidade intelectual das pessoas. Nesse sentido, ainda que a televisão apresente padrões de vida muitas vezes duvidosos, é a maneira com que se filtram suas informações [,]  que pode ou não ser prejudicial.

Nessa perspectiva, seria inocência ignorar por completo esse veículo de comunicação e cultura. Isso porque, para muitos, a televisão constitui a fonte mais acessível de informação e entretenimento. Indício disso seriam os assuntos relacionados às novelas, por exemplo, que não raramente estão entre os tópicos discutidos por colegas e ganhando destaque nas redes sociais.

Percebe-se, portanto, a necessidade de dosar os dois lados a fim de que a televisão seja melhor aproveitada pelas pessoas e constitua um real aprimoramento cultural. Assim, investir em debates nas escolas e nos trabalhos acerca dos assuntos abordados nas televisões e que estão próximas à realidade da sociedade, levando as pessoas a um olhar mais crítico sobre o que é transmitido, e tornar mais acessíveis com subsídios governamentais outros meios como jornais, livros e revistas, para diversificar as fontes, constituem uma importante estrada a ser percorrida – eis o desafio. (texto anônimo)

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez boas considerações sobre a problemática imposta. Porém, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente