Não apenas um instrumento ideológico - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
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    Invenção do século XX, televisão que antes era restrita aos grupos de melhores condições financeiras,hoje atinge um público vasto e diversificado. Assim,como [Assim como] qualquer outro meio de comunicação em massa,ela atua na formação de opniões e,como toda produção cultural,pode levar ao conhecimento,mas também à alienação.Logo,a televisão possibilita o aprimoramento cutural aos seus telespectadores,desde que estes tenham um saber crítico capaz de analisar as informações ideológicas transmitidas pela mídia e pela publicidade.

    Para o desenvolvimento do capitalismo,as propagandas televisivas tornaram-se fundamentais.O problema é que a publicidade não vende apenas produtos,mas também ideias.Assim,o telespectador é levado a pensar e agir da maneira que favorece os interesses daqueles que detêm o poder.Prova disso foi a atuação do  Departamento de Imprensa e Propaganda no Govero [Governo] Vargas,que censurava tudo aquilo que desfavorecia a imagem do presidente,dada a importância da televisão na formação de opiniões.

    Porém,muitas pessoas utilizam a televisão para divulgar avanços da ciência,além de facilitar o acesso à educação e à cultura.Tal fato favorece a democratização do ensino e também o contato entre os diversos grupos regionais do país,cada um com costumes singulares e enriquecedores.Isso se torna ainda mais importante para uma nação de dimensões continentais como o Brasil,uma vez que favorece a integração cultural entre os milhões de brasileiros.

    Portanto,a formação política dos jovens é essencial para que a televisão possibilite o aprimoramento cultural aos seus telespectadores e não aja apenas como instrumento de ideologia.Para tanto,a comunidade escolar e o governo devem insvestir em projetos que coloquem os jovens em maior contato com as questões políticas do país,a fim de aumentar o envolvimento desses com a resolução dos conflitos socias do Brasil,às vezes ocultados dos cidadãos nos canais televisivos.O Parlamento Jovem de Minas Gerais é um exemplo. 

 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. Porém, não houve extrapolação do recorte temático, além de ter faltado um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente