Televisão: Uma questão de educação - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 04/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

            Por ser um meio de comunicação que atinge praticamente toda a população, a televisão representa uma poderosa ferramenta que pode ser usada tanto para difundir o conhecimento quanto para imposição de hábitos, costumes e ideologias. Dessa forma  [,] é preciso que as pessoas tenham a capacidade de absorver as informações construtivas e descartar as tendenciosas.  Para isso é preciso que se tenha um sistema educacional forte e comprometido em formar cidadãos conscientes.

            Pode-se dizer que a mídia provocou uma mudança na rotina, no comportamento e nas opiniões ao longo de seus quase 60 anos. Ela leva diariamente aos ambientes familiares, uma [familiares uma] série de produtos, ideias e acontecimentos que são absorvidos rapidamente pela grande maioria. Quem nunca comprou uma roupa apenas pela grife? produtos [Produtos] sem utilidade? ou  [Ou] até mesmo fez algo que não gostava por força da moda. Sua capacidade de persuasão vai muito além do comércio, ídolos aparecem subitamente: cantores, atores e jogadores que  [,] mesmo sem grande talento, ganham fortunas por terem suas imagens amplamente divulgadas.

            Essa chamada era da democratização do conhecimento, não [conhecimento não]  tem contribuído significativamente para o crescimento cultural da população, visto que a grande maioria dos ouvintes são receptores passivos, incapazes de construir um pensamento crítico daquilo que recebem. E essa passividade é reflexa de uma politica educacional fraca e ultrapassada, que atende aos interesses de uma elite dominante, a quem não interessa ter uma sociedade consciente de seus direitos e deveres.

            Entretanto, mesmo com todos esses problemas, pior seria se ela não existisse, pois não haveria nem mesmo a oportunidade de acesso à informação. Hoje apesar de algumas vezes tendenciosa, a exposição de fatos antes ocultos da maioria, diminuiu a sensação de impunidade e alertou a todos quanto aos perigos existentes.

            Por fim  [,] podemos afirmar que a televisão é uma forte aliada no enriquecimento cultural de um povo, desde que seja utilizada com imparcialidade, sem interesses individuais e, além disso, seja acompanhada por um sistema educacional de qualidade. Pois [qualidade, pois] somente desta forma se construirá um sociedade capaz de exercer plenamente seu papel de cidadãos. 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez boas considerações sobre a problemática imposta. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático. Dessa forma, procure ir além do senso comum e realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente