Mal do século - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 03/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

           Hodiernamente a maioria da população brasileira possui televisão seja em casa, no aparelho celular, na academia, no restaurante, enfim no dia a dia. A televisão é um grande avanço tecnológico assim como a internet, jornais e revistas em prol de informações, cultura e lazer. Mas infelizmente esse recurso está se tornando um mal para a sociedade.

         Esta geração está cada vez mais escravos [mais escrava] da tecnologia e  [,] consequentemente  [,] da mídia, o que impulsiona ao consumismo. Celulares de ultima [última] geração, câmeras fotográficas, tabletes, iphone,Ipode  ,se tornou primordial [Ipod tornaram-se primordiais] entre os jovens que se prendem em um mundo imaginário se privando do mundo real. As crianças já ‘’nascem assistindo [assistindo à]televisão’’,e cada vez mais presos nesse mundo,deixam de lado os estudos,e [estudos e] a vida social.As brincadeiras de criança como jogar bola,pular corda,esconde-esconde,agora é controlado por  uma manete,jogos de luta que muitas vezes incentivam a violência e a curiosidade por armas.

          A televisão  transmite canais educativos,meios culturais ,noticias [notícias],informações do Brasil e do mundo,enfim utilizam de meios culturais para auxiliar também na formação de indivíduos.A televisão traz sim benefícios,mas poucos se interessam.

         Como dizia Rousseau ‘’A sociedade corrompe o homem’’, e isso só acontece porque a sociedade se conforma em aceitar tudo o que é proposto principalmente pela mídia. Há uma base fraca na educação e é preciso fortalece- la [fortalecê-la] com a ajuda dos pais e professores, incentivando-os na busca por conhecimento e informações na qual pode ser útil.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, não extrapolou o senso comum nem o recorte temático. Amplie seu nível de leitura para aprimorar seu senso crítico e procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente