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Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 03/05/2013

Status:

Corrigida
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   Os recursos televisivos, hoje em dia, infelizmente vêm tardando o desenvolvimento do homem, seja em âmbito político, econômico  [,] social ou cultural. Com isso  [,] algo deve ser feito, para [feito para] que o mundo não caia em um ciclo vicioso, de uma vivencia [vivência] em torno do ridículo e irreal.

   A televisão brasileira, é [brasileira é] um bom exemplo para ser mostrada a ideologia de uma rede televisiva. A partir do momento em que foi implantada na época do governo imposto por Getúlio Vargas, a imprensa, sem duvida [dúvida,] cerca e disfarça uma mentira. O DIP (Departamento de Imprensa), foi  [s/ vírgula] criado durante o governo citado, e sua função era a de divulgar para a sociedade os falsos feitos exercidos pelo presidente“ ditador”, masca-rando os atentados políticos que ocorriam no período e tornando a população alienada.

   Hoje, o que [Hoje o que] ocorre não é nada diferente do que ocorreu a anos atrás [há anos]. Na realidade, com o acelerado avanço tecnológico e a globalização ocorridos no mundo, a capacidade de se manipular cenas e torna-las [torná-las] inverídicas, se tornou [inverídicas tornou-se] ainda maior. Além disso  [,] a televisão vem abusando cada vez mais da ficção e do uso excessivo da exposição das pessoas ao ridículo, como em programas de reality show.

   Diante desses fatos, incansavelmente, vem  se discutindo sobre as consequências da influencia [influência] da televisão para os telespectadores, e a conclusão que alguns pesquisadores estão chegando é que as redes televisivas estão retirando do cidadão uma ao porcentagem de conhecimento. Também pelo fato dos canais de televisão se limitarem a um determinado assunto, isso reduz di homem a vivencia [do homem a vivência] e o aprimoramento cultural.

Faz-se necessário que o governo aja, como adotando algumas política [políticas], impedindo e proibindo das emissoras de televisão a adulteração de fatos, que invistam cerca de 91% dos seus programas em demonstrações culturais e que aumentando também a fiscalização das leis já vigentes.O governo também elaborar propostas de conscientização a população para que não passem horas por dia debruçados na televisão.Com isso  [,] é imprescindível que cada homem e mulher tenham por si só a força de vontade” de conscientizar-se, largando a televisão e indo em usca de um foturo [futuro] provavelmente promissor.

 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém não ultrapassou o âmbito do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um mais amplo trabalho  com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). 

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente