Estamos vivendo um momento em que pesquisas de grandes países demonstram que assistir televisão [à televisão] em excesso prejudica não apenas o desenvolvimento de nossas crianças, mas sim [mas também gera] a dependência tecnológica. Com isso, a educação que era para ser dada pelos seus pais, é comandada pela televisão. Programas de tevês são muitas vezes criticadas [criticados] por não apenas informarem fatos inexistentes, mas também por manipularem seus telespectadores.
Com isso, países como Estados Unidos, Canadá, Austrália estabelecem regras a suas crianças um [, estipulando um ] uso de tempo diário. Perante isso, o Brasil [,] que é um país que está em constante desenvolvimento, não informa e nem expões [expõe] nenhum tempo limite para suas crianças, para isso, estabelece uma dependência tecnológica – muitas vezes um desenvolvimento inadequado. Por isso, nossas crianças estão cada vez mais com um pensamento muito além e irreal daquele que é vivido atualmente. Mas, hoje em dia, os pais estão cada vez mais envolvidos com o profissionalismo que não chega a ter tempo para seus filhos e deixam na frente de uma televisão como um “passatempo” que ensina as crianças o errado.
Não podemos deixar de comentar que programas de televisão estão regredindo cada vez mais e estabelecendo uma imagem ruim, impondo fatos inadequáveis como, por exemplo, modificando resultados de reality show como o Big Brother Brasil que [,] segundo algumas redes sociais, eles alteraram as conclusões do programa - demonstrando à população que não tem compromisso com a sociedade. Pois assim, as publicações que a tevê faz nem sempre é correto, [são corretas,] como expõe Dan Brown em seu livro “Ponto de Impacto” que a canais [que canais] de tevês expõem ao povo fatos inusitáveis que retratam o descompromisso com a sociedade.
Diante disso, o Brasil deveria analisar as suas crianças quanto ao uso de televisão em excesso, pois [,] assim, retrocede o desenvolvimento da juventude. Perante isso, a nossa nação tem obrigação de examinar programas de tevês que corrompem resultados, para não haverem mais pessoas que manipulam aquilo que a sociedade quer.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém a análise proposta não foi além do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos , além de mobilizar fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |