Não questionar, não se informar, não debater nem argumentar. Só absorver. E julgar falta de cultura de uma população inteira. Culpar a televisão é camuflar problemas – como a educação falha. Teorizar uma banalização que muitos de fato acreditam – a TV emburrece – causa alarde, mas não trás [traz] soluções.
É sabido que a mídia televisiva mostra diversos conteúdos com a finalidade de persuadir, mas é preciso ater-se que ela também tem foco em informar. Ela é [,] por diversas vezes, o canal de comunicação mais usado para se obter noticias [notícias] nas famílias – principalmente aquelas que não possuem acesso a [à] internet. Hoje, nove entre dez casas tem [têm] esse bem durável, segundo dados do Censo IBGE 2010.
Sugerir que pessoas são mais inteligentes se não assistem [assisitem à] televisão – como diversas páginas na internet, como blogs e comunidades fazem - ilustra [,] então, que a maioria é burra, pois nota-se que rotulam a sociedade como facilmente manipulável. Esquece-se, que [Esquece-se de] a educação no Brasil é falha – não há planejamento, os professores são desmotivados e desvalorizados – psíquica e financeiramente –, a maioria das escolas não incentiva a leitura, faz ler tornar-se maçante e obrigatório, logo, tachado como necessário, porém desgostoso. A formação de opinião e interpretação parecem ser “dons” que nem todos os alunos conseguem ter.
É preciso ter estrutura e informação para saber questionar e se posicionar, e não é um meio de comunicação quem vai tirar isso, pelo contrário, por ele é possível encontrar mais conhecimento, outras idéias [ideias] e formas para refletir e adquirir, portanto, uma cultura saudável. Culpabilizar a TV é tirar o foco dos inúmeros problemas da educação, que podem ser resolvidos com um investimento voltado a um bom planejamento, valorização aos mestres e formação de pessoas que realmente gostem de ler, assim mudando a visão desse ato para algo valioso e prazeroso, que pode mudar a visão e os valores de muitos brasileiros.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém faltou uma discussão e análise mais voltadas para a problemática que envolve o tema em si. Além disso, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |