A força da televisão - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 03/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A televisão sempre foi uma “potência” mundial, para [mundial para] todos aqueles que fazem uso dela. A questão cultural, não [cultural não se] se dá com base da força televisiva. A mídia sempre teve o monopólio, sobre [sem vírgula] a sua força e tem ganhado com isso. Os telespectadores, são [sem vírgula] os principais alvos e não possuem, quaisquer [possuem qualquer] fonte de cultura emanada da mesma, [dela,] tão somente, informação [somente informação] e atualização.

A mídia por trás da TV, sempre [TV sempre] foi maliciosa com relação ao controle daquilo que sempre quis, não se importando com conteúdo e qualidade, somente resultado.

A principal fonte de riqueza da televisão, é [televisão é] o controle que ela obtém, conquistando seu público, fazendo de tudo por audiência, não se importando de maneira alguma, com [alguma com] a questão cultural.

Uma das principais form as [formas] de ataque durante a Ditadura Militar, foi [militar foi] o uso do poder da mídia, influenciando aqueles que dependiam da mesma [de]a, propondo ideologias e comprando o povo. A população em sua maioria, com pouca cultura, acreditando em tudo, via a cada dia que passava, a situação [passava a situação] se agravar e piorar cada vez mais.

A televisão e a mídia, são [mídia são] ambas contrárias ao que vai de interesse cultural, somente se atentando para aquilo que dá lucro, alienando o povo, com seus programas de baixo-calão [baixo calão], não se importando com o que a população realmente precisa: ser educada, ter uma cultura, ser cidadão...

Fontes culturais que são emitidas pela televisão, não [televisão não] são simples e puras, mas sim, fruto [sim fruto] daquilo que vem do “auto [alto]”, do que o governo solicita como forma de amenizar problemas ou criar soluções.

Tudo o que é passado pela televisão, de uma certa forma, atinge a todos de uma só vez, mas, cabe [mas cabe] dar sentido aquilo [àquilo] que se ouve e que se vê. A potência da televisão é muito vasta, mas, tudo  [mas tudo] o que se passa só atinge uma parcela seleta da população, criando somente a função de informar e não de levar cultura.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém melhor trabalhe a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Além disso, atente às regras de uso da vírgula!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente