O ser humano evolui com o tempo, mas de nada adianta evoluir se não for positivamente. Um dos meios de evolução mais concreto já estudado [estudados] é o desenvolvimento educacional. Este proporciona aptidões nas mais diversas áreas da vida de uma pessoa, incluindo as relações interpessoais, aprimoramento de caráter e [,] é claro [,] crescimento intelectual. Por isso [,] países que não investem em educação possuem falhas econômicas, mão de obra desqualificada[,] além de outros empecilhos que entravam a aceleração do crescimento, o Brasil é um destes.
A qualidade da educação pública ofertada à população é um dos fundamentos pelo qual [pelos quais] o país sofre consequências desastrosas, tais como aumento dos níveis de desemprego, miséria, exclusão social. Uma vez que este problema não é corrigido, uma geração é afetada e, pelo menos, mais cinqüenta [cinquenta] anos de lentidão são percebidos. O déficit educacional faz com que o sentimento de busca pelo conhecimento seja abafado inconscientemente, ou seja, a população não avalia, nem julga, só aceita.
Somado a isso [,] a corrupção política e a criação de políticas públicas ineficientes são acrescidas, dificultando ainda mais a situação. Um exemplo disso é a criação do programa bolsa família que ao invés de capacitar pessoas ao mercado de trabalho, paga famílias por número de filhos. Isso leva a crer que quanto mais filhos, melhor.
Portanto [,] não será possível nenhum milagre, e sim fundamentos que cresçam junto com a [à] população, ou seja, políticas que visem a [à] educação como parte primordial do desenvolvimento humano e isso começa com a educação básica. Escolas em período integral que ofereçam [,] além do ensino regular, atividades esportivas e culturais são uma ótima alternativa, mas para isso é necessário mudar a visão e parar de tentar fazer curativos que não estanquem essa hemorragia social.
Comentários do corretor
Seu texto fez colocações pertinentes, mas realizou uma análise superficial da questão, é preciso melhor tratar do que o recorte temático está pedindo. Além disso, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |