Um dos motivos de grande relevância para o desenvolvimento de qualquer nação é a educação, porém, não tem estado em primeiro lugar nos objetivos dos governantes por falta de atenção e investimento, e até mesmo nos nossos, por jogar toda a culpa encima dos mesmos [em cima deles] e não contribuir para essa melhora.
Pois, é do conhecimento de todos, que [É do conhecimento de todos que] para se ter educação de qualidade é preciso muita parceria, não só jogar a culpa encima dos governantes ,mas também procurar saber o comportamento do filho na escola ,como anda as frequências nas aulas, e principalmente [aulas e, principalmente,] a gestão da escola ,ou seja, os pais têm que cobrar o máximo que poderem [puderem] de seus filhos como também do profissional responsável por educa-los [educá-los].
A verdade é que falta muito entenrece [interesse] dos docentes que muitas vezes reclamam pelo salário, escola de má qualidade, mas também não procuram aprimorar o aprendizado dos alunos, a melhor prova disso são as notas dos vestibulares enquanto alunos de escolas particulares estão com notas razoáveis, alunos de escola pública estão com notas a baixo do esperado.portanto,[Portanto,] nos cabe apenas uma pergunta [pergunta:] será que o aprendizado só depende de um bom salário e uma escola bem estruturada?
Certamente não, a melhor prova disso são os alunos da escola estadual da cidade de Cocal dos Alves [,] no Piauí [,] que já ganharam mais de cem olimpíadas na disciplina de matemática, não, por terem escola de boa qualidade mas, por esforços [, não por terem escola de boa qualidade, mas pelos próprios] próprios e principalmente apoio de seu diretor e professores, ao contrário de muitas escolas públicas..
Enfim, para alcançarmos o objetivo de um país melhor, será preciso nos conscientizar de que a educação é a base para todo o desenvolvimento, exigir? Sim! [desenvolvimento. Exigir? Sim!] Esse é um direito de todos, afinal [,] impostos são pagos para beneficiar a sociedade e quem não quer ter uma boa remuneração e uma escola adequada para se trabalhar? Com toda certeza docentes terão mais entusiasmos em passar conhecimentos para seus alunos e os mesmos não se sentirá [eles não se sentirão] menos inteligente [inteligentes] do que os alunos de escolas particulares. A verdade é, [é:] a educação precisa de um todo para se ter uma evolução eficaz.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, mas não foi além do âmbito do senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e mobilize exemplificações concretas que validem sua tese. Continue lendo e escrevendo!
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
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