Há muito tempo se sabe que a educação é a base do desenvolvimento de qualquer País [país], pois prepara as pessoas para a transformação de uma sociedade. No Brasil, a consolidação de uma educação de qualidade enfrenta grandes desafios, por ser vista apenas como formação básica e obrigatória de cada cidadão. Este atraso ideológico que permeia a lógica de grande parte da população, provoca [população provoca] diversas consequências negativas, e para que mudanças de fato ocorram [,] além de extinguir essa ideia [,] também é necessário que hajam [haja] reformas nos processos de monitoramento e execução de processos educacionais.
É peculiar do brasileiro priorizar uma vaga de emprego com poucos pré-requisitos, a que submeter-se [pré-requisito a submeter-se] a uma formação acadêmica ou até mesmo técnica antes de encaixar-se [se encaixar] numa ocupação que lhe propicie subsistência, e por esse motivo predominar a desvalorizar da busca por conhecimento e atribuir a educação conceitos errôneos que estimulam o regresso. Tal problemática atravessa gerações e representa grandes obstáculos quanto a [à] utilização da educação para o bem coletivo.
Além disso, é preciso entender de uma vez por todas que os motivos pelo qual [pelos quais] a educação brasileira encontra-se em tão péssimas condições, não se relaciona [condições não se relacionam] diretamente a [à] falta de investimentos econômicos aplicados [,] a [à] melhor remuneração de professores e de todos os outros profissionais desta área, e sim a desqualificação profissional resultante da má formação acadêmica dos mesmos.
Para completo desenvolvimento de uma nação o primeiro passo é superar todos os desafios enfrentados pela educação e por meio disso propor transformações em outras áreas, sendo necessário fazer o monitoramento de todas as deficiências existentes em todos os processos de formação escolar e procurar realizá-los de maneira eficiente. Através disso será mais fácil alcançar o verdadeiro progresso buscando alcançar o mérito e sucesso que o real desenvolvimento trará.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações pertinentes, mas é preciso realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para validar sua tese e enriquecer seu projeto de texto.m
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |